Viagora

Concessão da Etapa 2 do projeto Platôs de Guadalupe é discutida

O evento, realizado de forma presencial e on-line neste sábado (22), contou com a participação da população da cidade, que contribuiu com as discussões.

Neste (22), uma audiência pública presencial foi realizada em Guadalupe para discutir a proposta de concessão da Etapa 2 do Perímetro Irrigado Platôs de Guadalupe. O evento, organizado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) em conjunto com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) e apoiado pelo Governo do Estado do Piauí, teve também transmissão on-line.

A audiência contou com a participação da população de Guadalupe, agricultores locais e autoridades do município. Durante a sessão, foi apresentado o modelo de concessão que será oferecido às empresas interessadas na administração do projeto. Após a apresentação, o público, tanto presencial quanto remoto, teve a oportunidade de fazer questionamentos e sugerir melhorias para o modelo proposto.

Bruno Melim, diretor da Secretaria Especial de Parcerias de Investimento da Casa Civil da Presidência da República, foi o responsável pela apresentação do modelo. Melim destacou a importância do Perímetro Irrigado Platôs de Guadalupe dentro do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), reforçando que o projeto está entre as prioridades do Governo Federal.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíConcessão da Etapa 2 do projeto Platôs de Guadalupe
Concessão da Etapa 2 do projeto Platôs de Guadalupe

“Foi publicado um decreto do presidente Lula qualificando o projeto como PPI e colocando-o como prioridade. Agora, estamos nesse momento de audiência pública, onde coletamos as contribuições principalmente da sociedade local e dos irrigantes já atuantes no empreendimento. Isso é fundamental para a revisão final dos estudos. O próximo passo será o protocolo dos estudos feito pelo TCU (Tribunal de Contas da União), que realizará suas avaliações e recomendações. Após isso, publicaremos o edital de licitação, previsto para o último bimestre deste ano, seguido pelo leilão,” explicou Melim.

O secretário da Irrigação e Infraestrutura Hídrica do Estado, Firmino Paulo, também marcou presença na audiência e enfatizou a relevância econômica da concessão da Etapa 2 dos Platôs de Guadalupe. “Estamos satisfeitos com a realização dessa audiência pública e a boa contribuição da população de Guadalupe. Agora, vamos trabalhar para que essa PPI seja concluída e licitada rapidamente, pois os benefícios serão enormes. Prevemos a geração de mais de 10 mil empregos diretos, além dos empregos indiretos, gerando renda para as famílias e alinhando-se com os objetivos do plano de governo do governador Rafael Fonteles,” declarou o secretário.

Mais conteúdo sobre:

Guadalupe

Piauí

Governo do Piauí

Facebook
Veja também