Piauí realiza Dia D de combate ao abuso e exploração sexual de crianças
O evento contou com a participação de 250 crianças da rede de fortalecimento de vínculos de Teresina, reforçando o compromisso social com a proteção dos menores.
Na manhã desta sexta-feira (17), a Secretaria de Segurança Pública do Piauí, por meio da Superintendência de Cidadania e Defesa Social, promoveu o Dia D de enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Esta ação faz parte da Campanha Não Feche os Olhos, em alusão ao Maio Laranja. O evento contou com a participação de 250 crianças da rede de fortalecimento de vínculos de Teresina, reforçando o compromisso social com a proteção dos menores.
O evento teve início com uma mobilização no cruzamento da Avenida Frei Serafim com a Rua Goiás, onde as crianças e os organizadores buscaram chamar a atenção da população para a importância do combate ao abuso e à exploração sexual infantil. A mobilização seguiu para o auditório da Secretaria de Segurança Pública (SSP), onde ocorreram duas apresentações teatrais impactantes.
Os grupos teatrais “Protagonistas em Movimento”, da Ação Social Arquidiocesana (ASA), e o Projeto Todos Por Um, do Centro da Juventude Santa Cabini, encenaram peças que abordaram o tema de maneira lúdica e educativa. Os atores eram adolescentes dos serviços Integrar, Novos Meninos e Meninas, e Casa de Zabelê, que emocionaram o público com suas performances.
Durante o evento, o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, enfatizou a importância de investir e apoiar projetos sociais voltados para as crianças. “Criança brinca. Criança estuda. Criança não trabalha. Criança não namora. As crianças têm o direito de ser felizes e a secretaria investe e apoia projetos sociais porque acreditamos que este é o nosso principal público”, afirmou.
Ao longo do mês de maio, a Diretoria de Defesa Social, em parceria com a Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Ministério Público, realizou diversas ações educativas em 44 municípios do Piauí. Essas iniciativas incluíram a distribuição de panfletos com informações sobre os sinais de abuso infantil e as formas de denunciar esse crime.
A superintendente de Cidadania e Defesa Social, coronel Elizete Lima, destacou a importância das ações educativas para a conscientização da sociedade. “Nas ações da Campanha Não Feche os Olhos, distribuímos panfletos com informações sobre os sinais que as crianças podem apresentar se estiverem sendo vítimas de abuso, e também as formas de denúncia desse crime”, concluiu.
-
ZPE Piauí registra crescimento de 3.500% nas exportações e atrai novos investimentos
Com 720 toneladas de cera de carnaúba exportadas, três novas empresas chegam ainda este ano e devem gerar milhares de empregos -
Inscrições para o concurso da Sefaz-PI encerram na terça
O concurso é organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC) e oferece vagas para quatro cargos distintos. -
Serra de Santo Antônio em Campo Maior vira tesouro natural do Piauí
Localizado em área de transição entre Caatinga e Serrado, o parque se destaca como destino turístico sustentável e espiritual do Piauí -
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa. -
Arcebispo de Teresina destaca significado da Sexta-Feira Santa para fiéis
Nessa data tradicional, segundo o clérigo, a igreja lembra do sacrifício do filho de Deus que entregou sua própria vida para salvar a humanidade.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir