Promotor quer que prefeito de Cocal não promova deputado Rubens Vieira nas redes oficiais
O prefeito Dr. Douglas Lima afirmou que ainda não foi notificado oficialmente pelo Ministério Público e que vai pedir para retirar ou suspender qualquer ação dessa natureza na página da prefeitura.
O promotor de Justiça Hérson Luís de Sousa Galvão Rodrigues expediu recomendação em face do prefeito de Cocal, Douglas de Carvalho Lima, mais conhecido como Dr. Douglas Lima, para que se abstenha de fazer promoção pessoal do deputado Rubens Vieira nas redes sociais oficiais da prefeitura.
No Inquérito Civil Público nº 04/2024 instaurado pelo promotor, que visa investigar possível utilização dos meios oficiais da Prefeitura de Cocal para promoção pessoal, foi evidenciado elementos que apontam para a publicidade pessoal do deputado estadual Rubens de Sousa Vieira nas redes sociais oficiais da Prefeitura de Cocal, ferindo a finalidade de informação típica da publicidade institucional.
Desta forma, foi solicitado ao gestor municipal que determine e garanta que as veiculações de propaganda institucional do Município respeitem os limites do caráter educativo, informativo ou de orientação social. Para isso, o gestor deve abster-se de usar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos, nos meios físico ou digital.
Consta também na recomendação, que o prefeito e seu vice, bem como os secretários municipais, não vinculem sua imagem a obras e feitos da Prefeitura, visando enaltecimento pessoal.
O órgão ministerial determina ainda que o prefeito deve abster-se de promoção pessoal de autoridade, servidores públicos ou partidos políticos em publicidades/propagandas oficiais, a publicações em redes sociais digitais, bem como nomes, símbolos ou imagens, além de slogans. Além de recomendar a retirada ou adequação daquelas que não estejam conforme o estabelecido.
Outro lado
Procurado pelo Viagora, o prefeito de Cocal afirmou que ainda não foi notificado oficialmente pelo Ministério Público e que irá fazer uma visita ao órgão ministerial para tomar ciência sobre os fatos. Além disso, o gestor informou que não faz promoção pessoal e que apenas tem algumas ações feitas em parceria com o Governo do Estado e com o deputado, que propõe emendas, por conta disso, tem ampla divulgação. Dr. Douglas Lima também disse que já solicitou uma avaliação na página da prefeitura e caso haja alguma ação dessa natureza, ela será retirada ou suspensa.
A reportagem também procurou o deputado estadual Rubens Vieira sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria o parlamentar não atendeu às ligações.
Cocal
Piauí
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Recomendação
Rubens Vieira
-
Juiz condena ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira a devolver R$ 457 mil
O ex-prefeito Antônio Coelho também foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos. -
Promotor investiga contratos de R$ 32 milhões sem licitação da Semec de Teresina
A Secretaria Municipal de Educação informou, através da assessoria de comunicação, que não foi notificada e a Assessoria Jurídica esclareceu que a Semec não tem contratação direta/ emergencial. -
Ciro Nogueira celebra aprovação de projeto que viabiliza recursos para o Piauí
De acordo com o senador, além de possibilitar que emendas sejam direcionadas a municípios com pagamentos suspensos, a nova medida proporciona maior transparência -
Rafael Fonteles apresentará pactos colaborativos para os prefeitos eleitos
O governador vai apresentar aos prefeitos eleitos, a carteira de programas e projetos disponibilizados pelo Governo do Estado -
Enzo diz que convidou equipe de Sílvio para discutir sobre Orçamento de Teresina
O presidente da Câmara de Teresina afirmou que esta participação é importante para elaborar uma peça orçamentária que contemple as prioridades da futura administração.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir