Promotor investiga desmatamento irregular na zona rural de Oeiras
A prefeitura através da assessoria informou que ainda não foi notificada e se manifestará somente quando for intimada oficialmente.
A promotora de Justiça, titular da 2ª PJ de Oeiras, Emmanuelle Martins Neiva Dantas Rodrigues Belo, instaurou procedimento preparatório de inquérito civil para apurar possível dano ambiental devido o desmatamento das localidades Chapada das Contendas e Chapada Canto da Vereda, na zona rural de Oeiras, município administrado pelo prefeito Zé Raimundo. A portaria foi publicada no dia 4 de dezembro deste ano no Diário Oficial do Ministério Público.
De acordo com o Ministério Público, uma notícia de fato foi aberta inicialmente para investigar os fatos apresentados que teriam sido provocados pela suposta invasão de terras públicas pertencentes ao Estado do Piauí.
A representante do órgão ministerial explicou que o prazo de prorrogação para a apuração do caso transcorreu e, diante dos indícios de irregularidades, foi necessária a conversão em procedimento preparatório.
Segundo a portaria, o Instituto de Terras do Piauí (INTERPI) já registrou em 23 de abril de 2023 denúncia e, no prazo de 15 dias úteis, deve apresentar as medidas adotadas e/ou a serem adotadas para preservar as mencionadas terras contra os danos ambientais em razão das invasões. Se possível, deve ser realizada a fiscalização no local.
O Ministério Público informou que a Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Estado do Piauí (SEMARH) não se manifestou e o promotor determinou que, no prazo de 15 dias úteis, preste esclarecimento acerca das providências implementadas.
Consta na portaria que foi solicitado o apoio do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) para emitir parecer técnico-jurídico a fim de indicar as diligências necessárias a serem adotadas no procedimento.
Outro lado
O Viagora procurou a Prefeitura de Oeiras sobre o assunto que, através da assessoria de comunicação, informou que ainda não foi notificada e se manifestará somente quando for intimada oficialmente.
-
TCE manda Alepi suspender pagamentos de comissionados nomeados por Franzé Silva
A decisão foi proferida pelo conselheiro Delano Carneiro da Cunha Câmara nesta quarta-feira (5). -
Vou fazer uma oposição com seriedade, declara João Pereira
O vereador também falou sobre a importância do diálogo para solucionar problemas pertinentes da cidade. -
MP pede que prefeito de São João da Varjota anule contrato com escritório de advocacia
O prefeito Zé Barbosa encaminhou uma nota de esclarecimento, informando que o contrato não está mais em vigor e todas as obrigações contratuais foram cumpridas conforme a legislação. -
Promotora quer que prefeito de Dom Inocêncio suspenda contrato de R$ 5,7 milhões
O prefeito Fernandinho informou que já acatou a recomendação do Ministério Público, suspendendo o contrato, proveniente da gestão anterior. -
Prefeito de Picos contrata escritório de contabilidade por R$ 720 mil sem licitação
O extrato foi publicado no Diário Oficial dos Municípios no dia 29 de janeiro deste ano.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir