Interpi concede título de terra à comunidade Baixa da Onça em Queimada Nova
Segundo o Governo do Piauí, as equipes do instituto realizaram um levantamento detalhado da área, que abrange 1.358,9633 hectares, para viabilizar a titulação coletiva da comunidade
Na última sexta-feira (29), o Instituto de Terras do Piauí (Interpi) entregou o título coletivo de terra a 104 famílias da Comunidade Quilombola Baixa da Onça, situada a 28 km do município de Queimada Nova, no interior do Piauí. O objetivo é garantir o reconhecimento oficial dos direitos territoriais da comunidade, que preserva suas tradições ancestrais e vive em harmonia com a natureza.
Segundo o Governo do Piauí, as equipes do instituto realizaram um levantamento detalhado da área, que abrange 1.358,9633 hectares, para viabilizar a titulação coletiva da comunidade. Esse processo assegurou a regularização completa do território, atendendo a uma demanda histórica da comunidade.
“Eu nunca pensei que viveria para ver esse dia. Passei minha vida inteira lutando nesta terra, vendo meus pais e avós batalharem sem saber se um dia ela seria nossa de verdade. Sofremos muito, enfrentamos seca, falta de água e humilhação. Mas nunca desistimos. Hoje, com esse título na mão, sinto como se todo o sacrifício tivesse valido a pena”, relatou o agricultor Miguel, um dos moradores mais antigos do quilombo.
Ainda de acordo com o Governo do Piauí, a regularização dos territórios quilombolas é uma prioridade da gestão estadual, reforçando o compromisso com a inclusão social e o desenvolvimento sustentável. O progresso na titulação desses territórios reflete uma decisão política firme e o diálogo contínuo entre o Interpi e os movimentos sociais, garantindo uma compreensão aprofundada das demandas e necessidades das comunidades.
Rhubens Ribeiro, diretor de gabinete do Interpi, ressaltou o compromisso da instituição com a regularização fundiária no estado. “Nosso objetivo é garantir que todos os territórios quilombolas do Piauí que já pleitearam regularização sejam devidamente titulados. Viva Baixa da Onça, viva os quilombos do Piauí e viva o Piauí!”, comemorou o gestor.
Por: Maria Fernanda Rios
Teresina
Piauí
Instituto da Regularização Fundiária e do Patrimônio Imobiliário do Piauí (Interpi)
Governo do Piauí
-
Refis oferta descontos de até 95% até 18 de dezembro para regularização de débitos
Segundo o Governo do Piauí, o Refis 2024 abrange tributos como o Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), com débitos. -
Espaço da Cidadania vai ter unidade no Teresina Shopping
A Gerente de Atendimento ao Cidadão da Sead, Conceição Santana, destacou que o novo Espaço da Cidadania vai funcionar na praça de alimentação do 2º piso do shopping -
Juiz condena ex-prefeito de Pedro Laurentino a devolver R$ 1,2 milhão
A decisão foi do juiz da Vara de São João do Piauí, Ermano Chaves. -
Delegados são homenageados com títulos de cidadania piauiense na Alepi
Os decretos legislativos que concedem as honrarias são de autoria da deputada Gracinha Mão Santa (Progressistas). -
Incêndio atinge agência do Branco do Brasil no Centro de Picos
As chamas iniciaram na manhã desta terça-feira (03) durante trabalho de manutenção nas centrais de ar condicionado.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir