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Posto de Atendimento Social na rodoviária de Teresina registra alta demanda

De acordo com Sasc, o serviço visa contribuir para que as pessoas que procuram o local tenham seus benefícios e direitos assegurados conforme a lei

A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), com a chega da das festas de registrou um aumento significativo no fluxo de passageiros no Posto de Atendimento Social, localizado no Terminal Rodoviário Lucídio Portela, Zona Sul de Teresina.

De acordo com Sasc, o serviço visa contribuir para que as pessoas que procuram o local tenham seus benefícios e direitos assegurados conforme a lei. Implantado em março de 2004, as principais demandas do Posto de Atendimento são: garantia de acesso ao passe livre interestadual da pessoa idosa, orientações sobre os passes livres intermunicipal e municipal da pessoa idosa, orientações sobre o passes livres da pessoa com deficiência, informações sobre o ID jovem e atendimento a migrantes e pessoas em situação de rua, além de orientações sobre serviços e benefícios socioassistenciais.

Foto: Divulgação / Governo do PiauíAposentada em Posto de Antedimento Social no Terminal Rdoviário de Teresina
Aposentada em Posto de Antedimento Social no Terminal Rodoviário de Teresina Lúcidio Portella

A assistente social e responsável pelo Posto de Atendimento Social, Ana Costa, explicou que um dos motivos que levaram ao aumento de passageiros em procurarem o Posto de Atendimento Social é o fato de estar expirando o prazo de validade dos passes de gratuidade.

“As pessoas achavam que as carteiras não tinham prazo de validade, até porque os idosos precisam passar no CRAS para atualizarem seus dados no Cadastro Único. Acredito que hoje as informações sobre esse benefício são repassadas em grande escala e permitem que os idosos se apropriem das informações e busquem seus direitos. O benefício estabelece que sejam duas vagas de 100% nos ônibus convencionais e o restante do ônibus 50%. Caso os ônibus não sejam convencionais, essa regra não valerá”, esclareceu Ana Costa.

“Estou sem condições financeiras neste momento para viajar, então estou aqui para buscar esse atendimento, tenho uma audiência em janeiro para resolver uma questão judicial e, graças a Deus, consegui esse benefício para resolver esse problema”, ressaltou a aposentada Maria das Dores Sousa, que buscou o Posto de Atendimento para solicitar uma passagem de ida e volta para o Rio de Janeiro, destacando sua alegria de conseguir o benefício.

Segundo a secretaria, para adquirir o passe livre, os idosos deverão ter 60 anos ou mais e renda de até dois salários mínimos. Vale ressaltar que muitas vezes, não é necessário ir ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), basta levar um comprovante de renda atualizado e o RG até o posto de atendimento, caso o idoso tenha dificuldade em atualizar o comprovante de renda, neste caso, ele precisa ir ao CRAS. Caso o idoso não esteja com o comprovante de renda atualizado, com a carteirinha vencida, ou não possua a carteirinha, o mesmo deverá dirigir-se ao Posto de Atendimento Social para receber uma declaração provisória e orientações de como poderá ter acesso ao benefício da gratuidade em empresas de transporte terrestre.

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