Farmácia do Povo de Teresina entrega 6 mil medicamentos em casa em 2024, diz Sesapi
Segundo o Governo do Piauí, a entrega domiciliar de medicamentos iniciou em agosto.
A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), em parceria com os Correios, promoveu a entrega de aproximadamente seis mil unidades de medicamentos na casa de usuários cadastrados na unidade da Farmácia do Povo de Teresina em 2024. No total, foram cerca de duas mil remessas mensais realizadas nos últimos três meses do ano, que beneficiaram mil pacientes.
Uma das beneficiadas com a iniciativa foi Maria do Rosário, de 73 anos, que aprovou a ação. “Estou recebendo pela segunda vez. Foi muito bom esse projeto de entregar em casa, porque antes era muito difícil. Às vezes ia na farmácia, esperava e ainda não estava disponível, mas agora eu não preciso de me preocupar, pois recebo em casa”, enfatizou a aposentada.
Conforme a Sesapi, a entrega domiciliar de medicamentos iniciou em agosto. Para ter acesso ao serviço, o paciente deve preencher um formulário de adesão na Farmácia do Povo (matriz), localizada na Rua David Caldas, em Teresina. O formulário exige informações como nome completo, CPF, número do cartão SUS, telefone de contato e endereço de entrega. O serviço abrange todos os medicamentos dos protocolos do componente especializado atendidos pela Farmácia do Povo, disponibilizados tanto pelo Ministério da Saúde quanto pelo Governo do Estado, com exceção de medicamentos controlados e termolábeis, como as insulinas. Ao todo, são mais de 100 tipos de medicamentos oferecidos à população.
Ainda de acordo com o Governo do Piauí, a ação faz parte de um conjunto de iniciativas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) por meio da Diretoria de Unidade de Assistência Farmacêutica (Duaf). Os investimentos também possibilitaram a reforma e modernização da unidade da Farmácia do Povo em Parnaíba. As melhorias incluem uma nova fachada, identidade visual e recursos que facilitam a identificação do local, além da instalação de novos assentos, ar-condicionado, bebedouro e equipamentos de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.
Manoel Pinheiro, diretor da Duaf, explicou que, além da entrega domiciliar de medicamentos, a parceria com os Correios fortaleceu a rede de assistência, garantindo o envio de 100 mil unidades de medicamentos para as 11 unidades da Farmácia do Povo, tanto na capital quanto no interior do estado.
“Tivemos a atualização de todos os guias de protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas do componente especializado, de modo a ampliar o acesso aos medicamentos especializados. O intuito é de sempre garantir e promover, cada vez mais, a saúde da população piauiense, garantindo a equidade e a integralidade do acesso ao medicamento”, pontuou Manoel Pinheiro, diretor da Duaf.
O diretor da Duaf também explicou que a Farmácia do Povo oferece outros serviços à população. “Realizamos na unidade de Teresina o acompanhamento nutricional, a consulta médica e o atendimento farmacêutico clínico, com a oferta da consulta. Os demais serviços farmacêuticos clínicos também são ofertados nas outras unidades da Farmácia do Povo”, concluiu o gestor.
Teresina
Piauí
Farmácia do povo
Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi
Governo do Piauí
-
Piauí precisa de apoio federal para diminuir filas de cirurgias, diz Antônio Luiz
O secretário estadual de saúde comentou sobre os investimentos em infraestrutura hospitalar para aprimorar a saúde pública do Piauí. -
Sesapi conclui obra de reforma da Farmácia do Povo em Parnaíba
A reforma da unidade Parnaíba atende aos critérios da legislação vigente para as boas práticas de armazenamento e dispensação de medicamentos. -
Hospital Estadual de Esperantina realiza mais de 2 mil cirurgias em 2024
O hospital apresentou um aumento de 28% nas cirurgias eletivas em relação ao ano de 2023 -
Hospital Infantil de Teresina promove ação natalina para crianças internadas
A ação ocorreu nessa quarta-feira (11), e contou com a visita do Papai Noel e da Mamãe Noel -
Sesapi lança cartilha educativa para cuidados com gestantes no Piauí
O lançamento ocorreu nessa terça-feira (10), no auditório da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir