HEDA faz cirurgias inéditas e avança em procedimentos complexo
Segundo o governo do Piauí, a primeira cirurgia, uma gastrectomia subtotal, foi realizada pelo médico-cirurgião Paulo Augusto
Na última sexta-feira (27), o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) realizou dois procedimentos inéditos e de alta complexidade. As cirurgias realizadas foram a gastrectomia subtotal e a cistogastrostomia, ambas com duração aproximada de três horas cada.
Segundo o governo do Piauí, a primeira cirurgia, uma gastrectomia subtotal, foi realizada pelo médico-cirurgião Paulo Augusto. Esse procedimento oncológico, também chamado de gastrectomia parcial, envolve a remoção de parte do estômago e representa um avanço no tratamento de cânceres raros e complexos.
A segunda cirurgia foi a cistogastrostomia, uma técnica utilizada para criar uma comunicação entre o cisto pancreático e o estômago. Realizada pelo médico-cirurgião Rurion Charles, o procedimento foi adotado para tratar um caso clínico complexo, com o objetivo de melhorar a drenagem de fluidos e aliviar os sintomas de um paciente que enfrentava complicações graves de saúde.
"Esses procedimentos representam um avanço significativo para o hospital e para a medicina no Piauí”, afirmou o diretor técnico do Heda, Carlos Teixeira.
O superintendente de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), Dirceu Campêlo, enfatizou a excelência da equipe. “O sucesso dessas cirurgias reflete tanto a competência técnica da equipe quanto nosso compromisso com a saúde pública de qualidade”, afirmou o gestor.
Ainda de acordo com o Governo do Piauí, o sucesso das cirurgias representa um avanço significativo no tratamento de condições complexas, ampliando as possibilidades de procedimentos inovadores no HEDA. Em 2024, o centro cirúrgico do hospital, agora sob a gestão do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), será expandido de três para cinco salas, com o objetivo de modernizar a infraestrutura e manter elevados padrões de qualidade.
Por: Maria Fernanda Rios
Parnaíba
Piauí
Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi
Governo do Piauí
Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA)
-
Hospital Estadual de Esperantina realiza mais de mil atendimentos em 2024
De acordo com a Sesapi, o hospital consolidou-se como referência em cirurgias ortopédicas e traumatologia na região. -
Teresina inicia agendamento para 1ª dose vacina contra dengue nesta segunda
A FMS disponibiliza 7 mil doses no novo lote e orienta população sobre o esquema vacinal e pontos de atendimento -
FMS de Teresina faz campanha de conscientização para diagnóstico da Hanseníase
Ações incluem capacitação de agentes de saúde e busca ativa em UBSs para identificar novos casos da doença -
Sesapi recebe kits de medicamentos para atender vítimas das chuvas de Picos
Itens incluem anti-inflamatório, analgésicos e insumos hospitalares, que também podem ser destinados a outras cidades que estejam passando por estado de calamidade devido às chuvas -
Transporte Eletivo atendeu mais de 111 mil pacientes no Piauí em 2024
Com frota 23 micro-ônibus adaptados, serviço oferece transporte para pacientes entre municípios e Teresina
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir