Polícia Civil deflagra Operação Draco 165 e cumpre mandados no Piauí
A ação conjunta mobiliza forças de segurança em 13 cidades para desarticular grupo criminoso
A Polícia Civil do Piauí, através do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), deflagrou nesta terça-feira (5) a Operação Draco 165, batizada de “Operação Disciplina”. A ação, com apoio das unidades de inteligência da Secretaria de Segurança Pública e da Polícia Civil, além da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), visa desarticular o núcleo de lideranças de uma facção criminosa atuante no estado, responsável pelo chamado "Tribunal do Crime".
Esse tribunal, conforme detalhado pela polícia, é uma estrutura interna da facção que determina punições severas para seus membros e rivais, recorrendo a práticas violentas que incluem tortura e, em casos extremos, execução.
O delegado Charles Pessoa, coordenador do DRACO, destacou o caráter brutal da operação desse "tribunal" como método de controle e intimidação dentro da facção. "Trata-se de um mecanismo brutal que visa controlar a conduta dos envolvidos e manter a disciplina interna através de métodos de força e intimidação. A prática tem sido amplamente combatida pela segurança pública do Piauí, que atua para desmantelar essa estrutura de terror e proteger a ordem pública”, afirmou o delegado, reforçando o compromisso das forças de segurança em enfraquecer a atuação da facção.

A operação mobilizou agentes e equipamentos em uma grande ação coordenada para a execução de 30 mandados de prisão e 40 mandados de busca e apreensão em 13 cidades do Piauí, incluindo Teresina, Floriano, São Raimundo Nonato, Piracuruca, Água Branca, Campo Maior, Canto do Buriti, Picos, Altos, Regeneração, Itaueira, Brejo do Piauí e Colônia do Gurguéia.
Ainda conforme a polícia, essa abrangência visa atingir as bases de apoio da facção, onde as Os alvos principais são aqueles diretamente envolvidos nas atividades de julgamento e punição do "Tribunal do Crime", sendo responsáveis pela manutenção de uma estrutura de terror que mantinha os próprios membros e rivais em constante vigilância e temor.
Teresina
Piauí
Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRACO)
Polícia Civil do Piauí
Facção
Tribunal do Crime
Charles Pessoa
-
Mulher é presa por agredir desafeta a pauladas em Ribeiro Gonçalves
De acordo com a Polícia Militar, o caso ocorreu nesse sábado (17), próximo à praça do Centro da cidade. -
Colisão envolvendo motocicletas deixa duas pessoas mortas em Parnaíba
Segundo informações preliminares, o acidente ocorreu por volta das 22h:50 quando os condutores colidiram frontalmente na Avenida Gerardo Pontes Cavalcante. -
PM prende suspeito de golpes ao tentar enganar idosa em agência bancária de Parnaíba
A prisão ocorreu dentro de uma agência do Banco do Brasil localizada na Praça da Graça, no Centro. -
PM apreende grande quantidade de drogas e prende dois suspeitos em Floriano
Conforme a polícia, também foi apreendido um balde com grande quantidade de dinheiro trocado, indício comum de movimentação do tráfico de drogas. -
Polícia prende falso entregador suspeito de matar homem no bairro Mafrense
De acordo com o tenente-coronel Alves, comandante do BEPI, o suspeito vinha sendo monitorado pelas equipes de inteligência.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir