Viagora

Estudantes de Lagoa Alegre viajam à Austrália para feira de tecnologia

Segundo o Governo do Piauí, a viagem, que até pouco tempo parecia improvável, é resultado do desempenho excepcional dos estudantes na primeira edição do Seduckathon

Nessa quinta-feira (28), os jovens estudantes do município Lagoa Alegre do litoral piauiense, Adrielly Costa, Ana Luiza Silva, Isabella Cristina Santos, Matheus Nascimento e Cecília Campos, embarcaram com o professor da disciplina de Desenvolvimento de Sistemas, Allan de Oliveira, com destino a Perth, na Austrália, para representar o Brasil na feira de tecnologia Young Entrepreneurs Showcase (YES), a mais de 15 mil quilômetros de distância de casa.

A estudante Adrielly Costa, de apenas 17 anos, demonstrou seu entusiasmo ao destacar que durante a viagem conhecerá o mar pela primeira vez. “Nunca vi a praia e a primeira vez vai ser logo na Austrália. Fico pensando como a vida foi maravilhosa conosco. A gente nem imaginava”, conta a estudante.

Foto: Divulgação / Governo do PiauíEstudantes e seus familiares se despedem antes do embarque para a Austrália
Estudantes e seus familiares em uma despedida antes do embarque para a Austrália

Segundo o Governo do Piauí, a viagem, que até pouco tempo parecia improvável, é resultado do desempenho excepcional dos estudantes na primeira edição do Seduckathon. O time formado por alunos do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Elon Machado Moita, conquistou a 11ª colocação na maratona de programação promovida pela Secretaria da Educação (Seduc), no primeiro semestre.

De acordo com a Seduc, embora originalmente apenas as dez primeiras equipes tivessem direito ao intercâmbio, o governador Rafael Fonteles decidiu estender o prêmio ao time de Lagoa Alegre, que representará o Brasil no evento realizado na Austrália, de 2 a 6 de dezembro. Essa será a primeira vez que o YES recebe uma equipe estrangeira. Todas as despesas dos representantes piauienses serão custeadas pelo Governo do Estado.

A poucos minutos do seu primeiro voo de avião, Ana Luiza relembra todo o caminho que foi percorrido durante o ano para que ela pudesse estar próxima de vivenciar uma experiência que marcará sua vida. “Eu nunca imaginaria que o resultado de uma prova teria como consequência uma viagem para um intercâmbio na Austrália. Nós somos as primeiras pessoas da nossa cidade a viajar para outro país por meio de um intercâmbio. As pessoas param a gente na rua para saber mais detalhes”, conta a estudante.

A Seduc destaca que, na Young Entrepreneurs Showcase, a equipe piauiense apresentará o projeto "O Mundo Virtual Off Books – Um Sistema Web para Troca de Livros", uma plataforma que promove a leitura por meio da troca de livros usados e do acesso a publicações digitais. Essa iniciativa foi desenvolvida pelos estudantes durante o Seduckathon.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, enfatizou a importância da narrativa. "A ida dos estudantes do Ceti Elon Machado Moita à Austrália é um marco. Encerramos o primeiro ciclo do Seduckathon com uma conquista que plantará sementes de um futuro promissor para o Piauí. Estamos preparando nossos jovens para competir em mercados globais e essa experiência será transformadora”, afirmou o gestor.

Por: Maria Fernanda Rios

Facebook
Veja também