Promotor investiga Prefeitura de Capitão de Campos por pagar salário abaixo do mínimo
De acordo com a promotoria, uma manifestação anônima informou que os profissionais recebem menos de um salário-mínimo e não possuem o benefício da insalubridade.
O promotor de justiça Carlos Rogério Beserra da Silva instaurou procedimento administrativo para apurar irregularidades na remuneração recebida por técnicos de enfermagem do município de Capitão de Campos e a situação de insalubridade. O município é administrado pelo prefeito Tim Medeiros e a portaria foi publicada no dia 21 de novembro deste ano no Diário Oficial do Ministério Público.
Conforme a promotoria, uma manifestação anônima encaminhada à Ouvidoria do Ministério Público informou que as Unidades Básicas de Saúde da cidade estão contratando técnicos de enfermagem e não pagam ao menos um salário-mínimo, além disso, os profissionais não recebem o benefício da “insalubridade”, por trabalharem diariamente em um ambiente com essas circunstâncias.
O Ministério Público do Estado explicou que inicialmente foi instaurada a Notícia de Fato para coletar informações preliminares sobre as irregularidades, mas foi convertida em procedimento administrativo para prosseguimento das apurações.
De acordo com o promotor, o caso é de competência do Ministério Público e Justiça Estadual, tendo em vista que refere-se a casos de insalubridade envolvendo servidores públicos estatutários e o MPPI atua na proteção ao meio ambiente do trabalho.
“Considerando que a atribuição do Ministério Público Estadual se justificaria porque a proteção ao meio ambiente do trabalho insere-se nos chamados direitos difusos. Assim, tem o MPE legitimidade para propor ações coletivas visando a defesa de tais direitos, conforme elucidativo julgado do Superior Tribunal de Justiça”, pontuou na portaria.
Outro lado
O Viagora procurou a Prefeitura de Capitão de Campos sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria nenhum representante foi localizado.
-
Deputado Henrique Pires será homenageado nesta segunda pelo TJ Piauí
A solenidade ocorrerá nesta segunda-feira (25), no auditório do Palácio da Justiça, em Teresina -
PMPI é premiada pelo Conselho Nacional do Ministério Público por inovação
A premiação ocorreu na última sexta-feira (22), pela iniciativa "Controle e Rastreabilidade de Material Bélico da PMPI". -
Mais de 200 beneficiadas recebem o pagamento de novembro da bolsa estudantil no Piauí
Segundo o secretário da Educação, o objetivo do programa é proporcionar qualificação profissional abrindo caminhos para que as mulheres mudem suas realidades. -
PM do Piauí recebe prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público
A solenidade ocorreu no auditório do CNMP, em Brasília, e premiou o projeto desenvolvido pela PM-PI em parceria com o Ministério Público do Piauí (MPPI). -
Mais de 3.500 mulheres são acolhidas na Casa da Gestante de Parnaíba
A estrutura da Casa conta com dez leitos, distribuídos em dois quartos, além de uma ampla área de convivência, cozinha equipada, consultório, lavanderia, copa e banheiros.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir