Detentas da penitenciária de Parnaíba irão produzir absorventes
O Programa Dignidade Menstrual visa garantir o direito ao trabalho para pessoas privadas de liberdade, além de garantir o acesso a itens de higiene menstrual.
A Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, localizada em Parnaíba, está se preparando para a produção de absorventes. Essa ação faz parte do Programa Dignidade Menstrual, promovido pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça.
O gerente da unidade, Fernando Caldas, e a instrutora de cursos profissionalizantes de corte e costura, Suzana Sousa, estão participando do 1º workshop do programa, que teve início em 28 de outubro e se estenderá até esta sexta (1).
Segundo a Secretaria de Justiça, o evento tem como objetivo capacitar servidores de todo o país que atuam em sistemas prisionais, formando multiplicadores para a implementação da segunda etapa do programa. Na primeira fase do projeto, o Senappen doou equipamentos para todas as unidades federativas.
Conforme a diretora de Humanização e Reintegração Social da Sejus, Geusélia Cavalcante, as internas vão produzir os absorventes e também fraldas descartáveis fornecendo esses itens ao próprio sistema e se houver produção excedente poderão ser realizadas doações a outras instituições.
O Programa Dignidade Menstrual visa garantir o direito ao trabalho para pessoas privadas de liberdade, além de garantir o acesso a itens de higiene menstrual. Essa iniciativa promove saúde, segurança e dignidade dentro do sistema prisional, contribuindo para a reintegração social interna.
Parnaíba
Piauí
Ministério da Justiça e Segurança Pública
Secretaria de Estado da Justiça - Sejus
Governo do Piauí
-
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina. -
Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado. -
TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina. -
Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano. -
Magistrados do TJ-PI visitam a Casa da Mulher Brasileira de Teresina
A visita foi realizada na ultima quinta-feira (14), pela juíza Carla Lucena e o juiz João de Castro, do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir