Auditoria do TCE aponta vulnerabilidades na concessão do Zoobotânico de Teresina
A concessão tem investimento total de R$ 68.192.044,12 com prazo de validade de 35 anos.
O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) fez uma auditoria sobre o contrato de concessão do Parque Estadual Zoobotânico de Teresina com investimento de R$ 68.192.044,12. No relatório foram apontadas vulnerabilidades contratuais e estruturais, bem como melhorias.
A Divisão de Fiscalização de Desestatização, Regulação e Tecnologia da Informação promoveu a auditoria da concessão, que tem prazo de vigência de 35 anos. Entre as melhorias necessárias está a necessidade de estabelecer indicadores de desempenho para o acompanhamento eficaz do contrato, entre elas, questões relacionadas ao Inventário de Bens e Fauna, aos Planos de Manejo e Biossegurança e sobre Comunicação e Transparência.
Segundo o TCE-PI, a concessão carece de implementação de medidas para aprimorar a gestão contratual, que tem o objetivo de garantir a conformidade contratual, enriquecimento da experiência dos visitantes e a proteção ambiental.
Na auditoria, a divisão técnica enfatizou que a comunicação interna e externa também deve ser aprimorada. Além disso, o TCE recomendou a correção de falhas em controles administrativos e contábeis, para garantir a eficiência financeira do projeto.
Apesar das vulnerabilidades, a Corte de Contas explicou que existem avanços na valorização da estrutura física do Bioparque Zoobotânico desde o início da vigência contratual, comprovado pelo crescimento da visitação e percepção geral da sociedade.
De acordo com o TCE-PI, a concessão do Zoobotânico garantiu a revitalização de um patrimônio histórico e cultural da população de Teresina. O relatório técnico conclui que esse acordo administrativo não pode prejudicar o acesso popular e a proteção ambiental, preservando a importância social e natural do parque.
Teresina
Piauí
BioParque Zoobotânico
Tribunal de Contas do Estado do Piauí - TCE-PI
-
Prefeitura de Teresina lança REFIS 2025 para facilitar regularização de débitos
De acordo com a prefeitura, a iniciativa visa incentivar a adimplência e fortalecer as contas públicas, oferecendo condições especiais para a quitação de tributos.. -
Floristas relatam queda nas vendas no Shopping Natureza em Teresina
Os lojistas esperam que, com a proximidade do Dia das Mães, o movimento aumente e os consumidores garantam suas flores. -
Governo lança programa para distribuir CNHs e capacetes gratuitos no Piauí
A iniciativa busca reduzir o número de acidentes de trânsito e prevê a emissão de 60 mil habilitações até 2030. -
IPMT praia abre inscrições para o feriado do Dia do Trabalhador
De acordo com a prefeitura, os interessados devem se dirigir à sede do IPMT, localizada na Rua Firmino Pires, 379, -
Carla Yáscar toma posse para 2º mandato à frente da Defensoria Pública do Piauí
Em seu discurso, a defensora pública-geral destacou os desafios que serão enfrentados e pontuou seu entusiasmo em superá-los.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir