Semarh realiza reinserção de 44 animais silvestres em José de Freitas
A ação consiste em liberar para o ambiente natural, animais que passaram pela reabilitação no Centro de Triagem de Animais Silvestre (Cetas Semarh) e se encontram prontos para retornarem à liberdade.
Nessa segunda-feira (29), a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) fez a soltura de 44 animais silvestres para retornar ao seu habitat natural. A ação aconteceu em área cadastrada pelo órgão em José de Freitas.
De acordo com a Semarh, os animais passaram pela reabilitação no Centro de Triagem de Animais Silvestre (Cetas Semarh), dentre eles, foram reinseridos jabutis, jiboias, tamanduá-mirim e aves.

Além do período de quarenta, o processo contou com acompanhamento médico-veterinário e reabilitação, somente depois os animais foram considerados aptos para retornar a natureza.
Ainda segundo a pasta, a área na qual os animais foram soltos, possui correspondência ecológica com as espécies. O próximo passo será a identificação, descrição e o registro nos termos de destinação, microchipados e anilhados, conforme direciona a lei vigente. A propriedade possui diversos ambientes adequados aos répteis e aves, bem como outros que podem abrigar tamanduás e outros.
Para conscientizar a população sobre os maus-tratos, coleta e tráfico de animais silvestres, a Semarh também realizará campanha de educação ambiental voltada para a preservação da área.
Além disso, a atividade de soltura está pautada na instrução normativa nº 19/2024 e vem ilustrar o desenvolvimento da gestão da fauna na Diretoria de Conservação da Biodiversidade da Semarh, que está se fortalecendo por meio das normativas publicadas, reestruturação do Cetas, cadastros e destinações à vida selvagem daqueles animais que por alguma razão, foram removidos da sua vida e habitat original.
José de Freitas
Piauí
Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh)
Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais - Apipa
-
Nova lei incentiva uso do artesanato piauiense em presentes institucionais
O objetivo é reforçar a identidade cultural do estado, promover o artesanato como expressão criativa e gerar maior visibilidade para o setor. -
Rafael Fonteles inaugura reforma do Palácio das Artes em Campo Maior
O local recebeu investimento de R$ 185 mil. Além disso, mais de R$ 238 mil forma liberados para pequenos negócios da região. -
Esperantina receberá a Semana do MEI com oficinas, palestras e atendimento itinerante
Durante toda a semana, a população poderá participar de oficinas, palestras e atendimentos itinerantes. -
Evangelina Rosa faz Fórum Estadual de Doação de Leite Humano na segunda
De acordo com o Governo do Piauí, o evento integra a mobilização nacional e internacional pela doação voluntária. -
Piauí reforça segurança contra gripe aviária após caso confirmado no Rio Grande do Sul
A ação ocorre após o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmar um foco da doença em uma granja comercial, localizada no estado do Rio Grande do Sul..
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir