Imepi fiscaliza produtos de material escolar na cidade de Teresina
As equipes de fiscalização estão empenhadas em examinar o aspecto quantitativo e de medida, visando garantir mais segurança aos pais e consumidores na hora da compra do material escolar.
Nesta quinta-feira (25), o Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) realizou a perícia dos produtos de material escolar, coletados em estabelecimentos comerciais em Teresina. A ação foi promovida pelo setor de Pré-medidos na sede do órgão, localizado no Avenida Barão de Gurguéia.
As equipes de fiscalização estão empenhadas em examinar o aspecto quantitativo e de medida, visando garantir mais segurança aos pais e consumidores na hora da compra do material escolar, além de coibir a comercialização de produtos irregulares no comércio.

Segundo a coordenadora do setor de Pré-medidos, Mayra Freire, passam por perícia objetos como lápis, cadernos, papel A4, caneta esferográfica e giz de cera. Os materiais escolares estão sendo apurados com anuência do fabricante no laboratório.
“Nós realizamos a contagem do material e o peso do produto em massa. Por exemplo, a descrição da embalagem de uma cola ou massa de modelar contam com o peso total do produto, que é verificado durante a perícia. No caso de uma resma de papel, é feito a contagem de folhas e a medida do material para garantir que os pais não sejam lesados”, explica a coordenadora.
Operação Aulas Seguras
O Imepi realizou, neste mês de janeiro, a Operação Aulas Seguras junto aos órgãos delegados do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O setor da Qualidade do Imepi fiscalizou em cerca de 12 mil produtos infantis a veracidade do selo do Inmetro e a existência de matéria nocivo às crianças.
A diretora-geral do Imepi, Patrícia Leal, afirmou que o órgão permanecerá realizando as fiscalizações de rotina para o combate de produtos de material escolar falsificados. “Em caso de irregularidade, ressaltamos que o consumidor pode enviar uma denúncia para o telefone da Ouvidoria do instituto: (86) 99456-1921”, finaliza a gestora.
-
Restaurante Popular de Teresina é reinaugurado com refeições a R$ 2
A unidade vai oferecer mil almoços diários com parte destinada a população em situação de vulnerabilidade social. -
Prefeitura de Esperantina vai realizar tradicional Roço da Semana Santa nas estradas
A ação tem como objetivo garantir melhores condições de trafegabilidade para os moradores e trabalhadores da região. -
Abate de bovinos cresce 32,1% no Piauí em 2024, aponta IBGE
Foram abatidas 117,1 mil cabeças de gado no estado, o que representa um aumento de 32,1% em relação ao ano anterior. -
TCE aprova contas do Governo do Piauí referentes ao exercício de 2023
A análise do processo foi aprovada na manhã desta segunda-feira (14); as contas são de responsabilidade do governador Rafael Fonteles. -
Tradição e fé: encenações da Paixão de Cristo marcam a Semana Santa no Piauí
Os espetáculos, além de emocionarem fiéis, movimentam o turismo, reunindo centenas de pessoas em apresentações gratuitas ao ar livre.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir