Influenciador Itallo Bruno não tem envolvimento com facção, diz polícia
Os delegados à frente do caso e a defesa dos acusados, estiveram em uma coletiva de impressa na Delegacia Geral da Polícia Civil na manhã desta terça-feira (23)
Na manhã desta terça-feira (23), a Polícia Civil do Piauí informou durante coletiva de imprensa, que o influenciador Itallo Bruno e os outros investigados na Operação Jogo Sujo foram soltos na segunda-feira (22) após um acordo de colaboração premiada. Os delegados à frente da investigação também declararam que o jovem e seus familiares não têm envolvimento com facções criminosas.
Segundo o delegado Humberto Mácola, a investigação iniciou no mês de agosto de 2023 e se estendeu até 11 de janeiro, quando foi deflagrado a operação. “Jogos de azar, lavagem de dinheiro, organização criminosa e uma suposta participação em facções criminosas eram alvos da investigação, no dia 11 deflagramos a operação e na data de sábado, o relatório final foi colocado com o resultado dessa fase da operação e o indiciamento de dez pessoas", declarou o delegado.
O delegado afirmou, em coletiva de imprensa, que Itallo Bruno e seus familiares não tinham envolvimento com facções, mas com ações relacionadas a jogos de azar, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa, já que havia uma empresa operando de forma irregular.
"Nós mantemos o posicionamento do jogo de azar, da lavagem de dinheiro, o reconhecimento dele, da organização criminosa, mas, ao final dessa investigação, nós chegamos à conclusão da ausência de participação em facção criminosa, existe essa diferença, foi verificado a existência de uma verdadeira empresa que funcionava irregular, ilegal, mas a participação e o envolvimento, tanto do investigado principal como de seus familiares, esse vínculo com facção criminosa, isso não existe, o que existiu, foi uma transação pontual entre o investigado e um membro que não denota qualquer tipo de envolvimento com participação” , disse o delegado.
De acordo com os delegados, Itallo Bruno realizou uma colaboração premiada, que consiste na oferta de benefícios por parte do Estado. “Diante dessa colaboração premiada, onde as partes cedem algo para o bem comum, para o avanço da investigação, o investigado que foi participante dessa colaboração abriu mão da totalidade dos seus bens, restando alguns apenas para garantir eventuais prejuízos a supostas vítimas, além de um bem de família. Ele reconheceu os crimes cometidos de lavagem de dinheiro, organização criminosa e os jogos de azar e deu elementos novos, abriu um leque para novas investigações”, disse Humberto Mácola.
Os bens do investigado serão revestidos para a Secretaria de Segurança Pública, segundo o Secretário Chico Lucas afirmou, que os veículos irão a leilão e grande parte desses valores serão destinados a instituições de caridade.
Sobre o caso
O influenciador digital Itallo Bruno foi preso no último dia 11 de janeiro, na Operação Jogo Sujo pela Polícia Civil do Piauí. O alvo da ação divulgava sorteios de casas e veículos, além de fazer publicações com carros e motocicletas luxuosas. De acordo com a Polícia Civil, a operação, conduzida pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), tem o objetivo de reprimir os crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa e jogos de azar.
Teresina
Piauí
Operação Jogo Sujo
Itallo Bruno
Polícia Civil do Piauí
Secretaria Estadual de Segurança Pública - SSP
-
Homem morre em acidente de motocicleta na PI 477 em Pedro II
Segundo informações preliminares, a vítima colidiu contra o meio-fio e caiu em um barranco na madrugada deste domingo (24). -
Suspeito de tentativa de homicídio no Piauí é preso durante operação em São Paulo
Segundo a Polícia Civil, a Operação Lembrados visa a identificação e o cumprimento de mandados de prisão pendentes, principalmente aqueles de crimes violentos. -
Motociclista morre em colisão contra ônibus em Monsenhor Gil
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente foi registrado por volta das 18h desse sábado (23) na BR 316. -
Homem é executado a tiros após ter casa invadida em Luís Correia
O crime aconteceu na madrugada deste domingo (24) no povoado Lagoa do Sobradinho e foi presenciado por uma criança. -
Colisão entre ônibus e carro deixa homem morto na BR 343 em Piracuruca
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), outras duas pessoas ficaram feridas na colisão registrada na madrugada deste domingo (24).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir