Prefeito Dr. Pessoa participa de lançamento de exame do IFPI
O evento foi promovido pela Prefeitura de Teresina e teve a presença de gestores da educação municipal e de alunos da rede de ensino do município
Nessa quinta-feira (28), o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, marcou presença no lançamento do exame classificatório 2024.1 do Instituto Federal do Piauí (IFPI).
A cerimônia ainda contou com a participação de Paulo Borges, reitor do IFPI, de profissionais da educação do município, como o secretário Municipal de Educação, Nouga Cardoso, e de alunos da rede de ensino de Teresina. O evento foi realizado na Escola Municipal Poeta da Costa e Silva, localizada no bairro Jacinta Andrade, zona Norte da capital.
De acordo com a Prefeitura de Teresina, 4.470 vagas serão ofertadas através do exame classificatório, abrangendo cursos técnicos nas modalidades integrado ao ensino médio, subsequente e concomitante em 20 campi do IFPI em todo o estado. Na capital, o Instituto conta com três campi, ofertando 1.500 vagas do local.
O prefeito Dr. Pessoa reforça a importância de o lançamento do exame acontecer na Escola Municipal Poeta da Costa e Silva, já que, segundo ele, esse é um ambiente que prepara os estudantes para o ingresso no IFPI.

“Essa é mais uma parceria que a Prefeitura de Teresina faz na área da educação, desta vez com Instituto Federal do Piauí, onde recebe um grande número de nosso alunado, após concluir o 9º ano do ensino fundamental, onde ingressam o ensino médio/técnico, por meio do processo seletivo do IFPI. Agradecer, todo o empenho da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) e do secretário Nouga, pela realização desta parceria, agregando de forma positiva para a educação de nossa cidade”, destacou o gestor da capital.
Nouga Cardoso, secretário de educação de Teresina, afirma que, nos anos anteriores, cerca de 60 a 65% dos alunos que ingressaram no Instituto Federal foram membros da rede municipal de ensino.
“Sabemos que a partir de análises estatísticas de anos anteriores em torno de 60 a 65% dos alunos que ingressam no IFPI são oriundos da rede municipal de ensino. O lançamento deste edital comprova o reconhecimento de nosso trabalho à frente da educação de Teresina, além de aproximar o IFPI a rede de ensino municipal, fortalecendo e agregando na preparação dos nossos alunos”, ressaltou o líder da pasta.
Odimogenes Soares, pró-reitor de ensino IFPI, comentou acerca da parceria entre o Instituto e a rede educacional de Teresina.
“A parceria com a Prefeitura de Teresina, se fez com o objetivo de incentivar a preparação dos alunos da rede municipal de ensino para ingressarem no ensino médio, junto com os cursos técnicos do IFPI, tendo em vista, que a maioria desses estudantes são oriundos do município. Este lançamento está sendo feito no melhor local, em uma escola municipal, agradecer ao prefeito de Teresina e ao secretário de educação Nouga Cardoso, pela oportunidade”, declarou.
Teresina
Piauí
Prefeitura de Teresina
Dr. Pessoa
Educação
Secretaria Municipal de Educação e Cultura
Instituto Federal do Piauí - IFPI
Nouga Cardoso
-
Secretário estadual de Saúde sofre acidente de carro na PI-143 em Oeiras
De acordo com nota emitida pela Sesapi, o acidente aconteceu na noite dessa segunda-feira (07), quando o gestor retornava da cidade de São João do Piauí. -
Esperantina realizará a 3ª edição da Feira da Fartura a partir desta sexta
A programação da feira segue nos dias 15 e 16 de abril, no Mercado Público Municipal, com exposições de produtos regionais, gastronomia típica e comercialização direta da produção local. -
CPE Cível de Teresina movimenta mais de 41 mil processos em fevereiro
A atuação possibilitou a baixa de 961 processos e garantiu à CPE Cível I um Índice de Atendimento à Demanda de 100,48%. -
Projeto Samba no Coreto retorna à Praça Pedro II com nova temporada
O evento vai iniciar às 19h e terá como atração de abertura Junior Trezeguet & Samba de Responsa. -
Mel produzido no Piauí é exportado para países da União Europeia
Conforme o levantamento, o Piauí é o segundo maior produtor de mel do Brasil, exportando mais de R$ 100 milhões por ano em mel e outros produtos apícolas.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir