População reclama de falta de água diária em São Raimundo Nonato
O gerente da Agespisa na cidade, Kleber Cordeiro, informou que está sendo implantada uma nova estação na região.
O acesso à água é direito de todos, no entanto em São Raimundo Nonato a população tem sofrido com a constante falta de água que atinge o município. O empreendedor Salustiano Ribeiro denunciou ao Viagora o problema enfrentado pela cidade há vários anos.
O empresário que mora no bairro Alto do Cruzeiro relata que a falta de água na região é diária. Ele afirma que na localidade moram pessoas idosas, com deficiência e crianças que são obrigadas a conviver com o problema.
“Aqui é constante a falta de água é um absurdo. Moro aqui em um bairro ao lado do Cruzeiro que tem pessoas deficientes, pessoas especiais, pessoas idosas e crianças. Mas não é só no meu bairro que falta não, é em todos”, afirma com indignação.
Salustiano explica também sobre a frequência que a água costuma retornar para as residências. “Às vezes quando tem água, geralmente vem a noite, de madrugada. Tipo assim, de meia noite até às 7h da manhã”, disse.
Ele ainda ressalta sobre a coloração do líquido que chega as casas escuro: "Às vezes vêm essa lama que chamam de água."

O morador declara que na cidade não existe um poço ou reservatório de água. O empreendedor que já reside há 21 anos no município, frisa que foi feita uma adutora, mas o problema não foi resolvido.
“Foi feita uma adutora chama engate rápido que diziam que era para resolver o problema de água de nossa cidade e não resolveu, porque fizeram uma obra mal feita que não deu certo. Os canos não aguentaram a pressão da água”, explicou.
O morador também informou que a solução do problema é cobrada constantemente às autoridades e a prefeitura municipal, mas que até o momento nada foi feito.
"É cobrado constantemente as autoridades, eu falo direto para o pessoal que a gente tem direito a água todo dia, falo para ir no Ministério Público. Porque se você não cobrar, você não vai ter, é um direito. Mas tendo água ou não o talão vem todo o mês", disse.
Outro lado
Procurado pela reportagem, o gerente da Agespisa de São Raimundo Nonato, Kleber Cordeiro, falou sobre a situação no município. De acordo com o gestor, está sendo implantada uma nova estação na região visando aumentar o volume de água para a população e acabar com o problema de desabastecimento, porém está em fase de teste.
“Aqui nós em São Raimundo temos dois sistemas, o que chamamos de Serra Branca e temos o sistema da Barragem. Na Serra Branca privatiza um pouco o que estava parado, uma estação para esse poço de filtração para aumentar a quantidade de água tratada. Sobre o Garrincha que é interligada com o Sete Cidades, será concluída uma nova estação de tratamento d’água, para aumentar não só o volume de água tratada como também a qualidade. Acho que na próxima semana já começa a fazer teste da nova estação do tratamento d’água para aumentar tanto na captação de água bruta, quanto na água tratada”, disse.
O gerente explica também que não tem como garantir uma data definitiva da resolução do problema, pois dependem dos resultados da nova estação. “Não [sem previsão], porque só posso dar essa previsão depois que a gente fazer os testes na estação nova. Na próxima semana quando a gente começar a fazer os testes com ela, estamos fazendo a interligação, deixar interligado na estação velha enquanto faz os testes na nova. Quando fizer o teste é que vamos dar uma previsão de quando vai normalizar a água de 24 horas para todo mundo", explicou Kleber.
O gestor afirmou que ainda neste ano a situação deverá ser resolvida na cidade. "Tendo a estação já pronta, a capacitação na barragem, as bombas foram compradas, estamos fazendo um flutuante para colocar essas bombas em cima. Então está tudo em andamento. A estação em si estará na próxima semana em teste. Mas neste ano com certeza estará tudo ok para sanar o problema da falta de água.", finalizou Kleber Cordeiro.
São Raimundo Nonato
Piauí
Agespisa
Agência Nacional de Águas (ANA)
São Raimundo Nonato
-
Prefeitura de Teresina lança REFIS 2025 para facilitar regularização de débitos
De acordo com a prefeitura, a iniciativa visa incentivar a adimplência e fortalecer as contas públicas, oferecendo condições especiais para a quitação de tributos.. -
Floristas relatam queda nas vendas no Shopping Natureza em Teresina
Os lojistas esperam que, com a proximidade do Dia das Mães, o movimento aumente e os consumidores garantam suas flores. -
Governo lança programa para distribuir CNHs e capacetes gratuitos no Piauí
A iniciativa busca reduzir o número de acidentes de trânsito e prevê a emissão de 60 mil habilitações até 2030. -
IPMT praia abre inscrições para o feriado do Dia do Trabalhador
De acordo com a prefeitura, os interessados devem se dirigir à sede do IPMT, localizada na Rua Firmino Pires, 379, -
Carla Yáscar toma posse para 2º mandato à frente da Defensoria Pública do Piauí
Em seu discurso, a defensora pública-geral destacou os desafios que serão enfrentados e pontuou seu entusiasmo em superá-los.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir