Defesa Civil faz alerta sobre os perigos das queimadas em Teresina
De acordo com a Prefeitura de Teresina, o órgão orienta a população a não queimar lixo ou vegetação para evitar queimadas e transtornos.
A Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), através da Secretaria Municipal da Defesa Civil (SEMDEF), divulgou orientações e cuidados de prevenção as queimadas na capital. Entre elas estão: Não queimar lixo doméstico, entulhos e folhas secas, especialmente em locais próximos às áreas de vegetação; não jogar pontas de cigarro acesas, latinhas ou garrafas nos acostamentos de rodovias ou região de matas; evitar queimar para renovar pastagens ou áreas de plantação, procurando formas alternativas para isso.
De acordo com a Prefeitura de Teresina, queimar lixo é uma atividade bastante comum por parte de moradores de áreas urbanas ou de comunidades rurais, as queimadas consistem em atear fogo em, por exemplo, restos de poda e roçagem, lixo, móveis velhos e/ou terrenos vazios repletos de mato. A prática torna-se ainda mais frequente e perigosa nesta época do ano, em que o clima está seco.
Ainda de acordo com PMT, não queimar lixo e não utilizar o fogo para realizar a limpeza de terrenos são algumas das recomendações oferecidas por Carlos Ribeiro, secretário da Defesa Civil de Teresina, já que a prática pode gerar grandes transtornos, não só para o meio ambiente, como para a população.
Além disso, a Prefeitura recomenda fazer aceiros (faixas ao longo das cercas livres de vegetação da superfície do solo) nas propriedades rurais, ficar atento a qualquer surgimento de queimada e manter limpas as propriedades na zona urbana, caso seja um proprietário de terreno, mesmo com pouca ou nenhuma vegetação. Mais uma recomendação da PMT é não soltar balões, pois, além ser crime conforme a Lei de Crimes Ambientais, é um ato perigoso, com o balão podendo cair ainda aceso em uma área de vegetação e ocasionando um incêndio florestal.
A Prefeitura de Teresina reforça que denúncias podem ser realizadas através da Defesa Civil, com o número 199, da Polícia Militar, com o número 190, e do Corpo de bombeiros, com o número 192.
Por Rebeca Negreiros
Teresina
Piauí
Teresina
Prefeitura de Teresina
Defesa Civil de Teresina
Secretaria de Estado da Defesa Civil
Queimadas
-
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina. -
Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado. -
TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina. -
Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano. -
Magistrados do TJ-PI visitam a Casa da Mulher Brasileira de Teresina
A visita foi realizada na ultima quinta-feira (14), pela juíza Carla Lucena e o juiz João de Castro, do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir