Teresina recebe quarto Selo A de Certificação Ambiental
A premiação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semar) reconhece as ações de preservação e conservação ambientais da cidade
A cidade de Teresina recebeu, pelo quarto ano consecutivo, o Selo A de Certificação Ambiental Estadual dos municípios piauienses no Selo Ambiental. Proporcionado pelo trabalho de secretarias e órgãos, como a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semar), o prêmio tem o objetivo de destacar o compromisso de uma cidade em promover ações de preservação e conservação ambientais.
Apenas o município de Oeiras, primeira capital do Piauí, acompanhou Teresina na conquista de pontuação em todos os 9 critérios de elegibilidade exigidos pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (Semar), responsável por outorgar o Selo Ambiental.
Os municípios que pontuaram em, ao menos, seis critérios de elegibilidade foram certificados no Selo Ambiental categoria A. Já a categoria B certificou aqueles que atingiram pelo menos quatro critérios de elegibilidade. Aqueles que pontuaram em, no mínimo, três critérios de elegibilidade foram certificados na categoria C, segundo os as exigências do Decreto Estadual nº 14.861/2012.
Por viabilizar a obtenção de recursos do ICMS Ecológico, mecanismo de incentivo financeiro aos municípios que mantêm práticas sustentáveis e voltadas à proteção do meio ambiente, o Selo A é conferido pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí e representa uma importante conquista, tanto para a gestão, quanto para a população.
A Prefeitura de Teresina destaca que, com sua equipe responsável na coordenação e obtenção das evidências exigidas para atender a maior parte dos requisitos para a certificação do Selo Ambiental, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam) foi bastante importante na manutenção dessa conquista. “Temos tudo para nos firmar neste ranking, pois o compromisso da gestão é bastante sólido e ressoa em órgãos como a nossa secretaria e outros”, diz Luis André, secretário municipal de Meio Ambiente.
O secretário também afirmou que a equipe já está se empenhando para obter bons resultados na próxima Certificação Ambiental Estadual. “O ano que vem, por sinal, marca um importante momento da Prefeitura ligado à educação ambiental: a premiação das escolas municipais que mais se destacarem em 2023 com práticas ecologicamente corretas e conceitos de sustentabilidade por meio do Selo Escolas Sustentáveis, lançado em junho pela Semam em parceria com a Secretaria Municipal de Educação”, declara Luis André.
Por Rebeca Negreiros
Teresina
Piauí
Teresina
Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Semar
Secretaria Municipal do Meio Ambiente - Semam
Prefeitura de Teresina
Prêmio
ICMS Ecológico
-
Nova lei incentiva uso do artesanato piauiense em presentes institucionais
O objetivo é reforçar a identidade cultural do estado, promover o artesanato como expressão criativa e gerar maior visibilidade para o setor. -
Rafael Fonteles inaugura reforma do Palácio das Artes em Campo Maior
O local recebeu investimento de R$ 185 mil. Além disso, mais de R$ 238 mil forma liberados para pequenos negócios da região. -
Esperantina receberá a Semana do MEI com oficinas, palestras e atendimento itinerante
Durante toda a semana, a população poderá participar de oficinas, palestras e atendimentos itinerantes. -
Evangelina Rosa faz Fórum Estadual de Doação de Leite Humano na segunda
De acordo com o Governo do Piauí, o evento integra a mobilização nacional e internacional pela doação voluntária. -
Piauí reforça segurança contra gripe aviária após caso confirmado no Rio Grande do Sul
A ação ocorre após o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmar um foco da doença em uma granja comercial, localizada no estado do Rio Grande do Sul..
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir