TCE multa prefeita de Pimenteiras por omissão de informações
A sessão ordinária da segunda câmara foi realizada no dia 14 de julho de 2023.
A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI), por decisão unânime, corroborou com a manifestação do Ministério Público de Contas (MPC) e multou a prefeita de Pimenteiras, Maria Lúcia de Lacerda, mais conhecida como Lúcia Lacerda, em decorrência de sua omissão na disponibilização e divulgação, por meios eletrônicos de acesso público, das informações exigidas em lei para fins de transparência da gestão pública, em 2022. O valor da penalidade aplicada foi de 200 UFR-PI, o que equivale a R$ 864,00. A sessão foi realizada no dia 14 de julho de 2023.
De acordo com a decisão da corte, também determinou que o atual gestor de Pimenteiras mantenha o sítio eletrônico atualizado, para então adequar e atualizar a referida página ao que disciplina a complementar com nº 101/2000 (mormente o artigo 48, caput, do referido diploma), Lei nº 12.527/2011 (artigo 8º) e Instrução Normativa n° 03/2015.
Parecer MPC
O procurador Leandro Maciel do Nascimento, narrou que uma representação foi formulada pelo Ministério Público de Contas (MPC), em face da gestora do município de Pimenteiras, devido a omissão na disponibilização e divulgação, por meios eletrônicos de acesso público, das informações exigidas em lei para fins de transparência da gestão pública.
Conforme o parecer, em primeira análise realizada no referido sítio eletrônico em março de 2022, foi constatada a ausência de informações exigidas pela lei de responsabilidade fiscal. Também é informado que a transparência, nome da cidade, dados a respeito de repasses financeiros, programas e projetos, além do domínico exclusivo não foram encontrados de forma satisfatória.
De acordo com o relatório, a falta de observância compromete a efetividade da gestão municipal, e após aplicação da matriz de fiscalização da Transparência, conforme a Instrução Normativa n° 01/2019 para realizar uma avaliação no sítio eletrônico, foi constatado que o Portal de Transparência de Pimenteiras está em nível deficiente.
Também foi relatado que uma nova verificação foi realizada, onde foi elaborado um Diagnóstico da Transparência Pública Municipal para o exercício de 2022 em Pimenteiras, que constatou uma melhoria no índice de transparência, chegando a uma média de 62,83%, conforme o documento referente ao processo TC/012660/2022, datado de 11 de outubro de 2022 (fls. 06/07 da peça 11).
O procurador relatou também que o cenário revelou uma significativa melhora do quadro do portal da transparência de Pimenteiras, que mantém-se a necessidade de melhorias constantes no nível de informações prestadas através do portal.
O representante ministerial também relata que por fim é necessário destacar a transgressão do direito legal de acesso à informação acarreta em graves sanções, dentre elas, a impossibilidade dos entes públicos receberem transferências voluntárias da União, além da possibilidade de configurar ato de Improbidade Administrativa.
“Por fim, cumpre destacar que a transgressão do direito legal de acesso à informação importa em graves sanções, dentre elas, a impossibilidade dos entes públicos receberem transferências voluntárias da União, conforme parte final do art. 73-C da LRF, além da possibilidade de configurar Ato de Improbidade Administrativa que atenta contra os princípios da Administração Pública, notadamente o da publicidade e da legalidade, conforme esclarece o art. 11, incisos II e IV, da Lei nº 8.429/1992”, diz trecho do documento.
Outro lado
O Viagora procurou a prefeita para falar sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria a gestora não foi localizada. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.
Pimenteiras
Piauí
Piauí
Ministério Público de Contas do Piauí - MPC-PI
Tribunal de Contas do Estado do Piauí - TCE-PI
-
Mais de 500 vagas de emprego são ofertadas para cinco municípios do Piauí
Os interessados devem se apresentar na sede do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e realizar o cadastro, para depois receber a carta de encaminhamento. -
Prefeitura de Esperantina inicia operação emergencial de recuperação asfáltica
Os trabalhos já estão em andamento em áreas estratégicas da cidade, priorizando os locais mais prejudicados. -
Audiência pública discute problema de abastecimento de água em Esperantina
O evento, que contou com participação popular, reuniu autoridades, representantes da AGESPISA, lideranças comunitárias e moradores no plenário da Casa Legislativa. -
Sesapi receberá mais de dez mil oxímetros da Receita Federal nesta sexta
A cerimônia de entrega acontecerá às 8h30, no auditório da Delegacia da Receita Federal, -
Governo do Piauí autoriza 30 servidores a participarem de Missão Educacional em Singap
Os servidores da Secretaria de Estado da Educação do Piauí ficarão afastados de suas atividades sem prejuízo da remuneração do seu cargo efetivo, da função comissionada ou do cargo em comissão.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir