Alepi aprova proposta para criação de novas varas criminais no Piauí
A proposta emergencial de reestruturação da Justiça Criminal no Piauí segue para sansão do governador Rafael Fonteles.
Nessa quarta-feira (12), a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou a proposta do Projeto de Lei, enviada pelo Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), o qual prevê a criação de seis novas unidades jurídicas de competência criminal em Teresina e no interior do estado.
A proposta emergencial de reestruturação da Justiça Criminal no Piauí segue para sansão do governador Rafael Fonteles.
O Projeto de Lei altera a Lei Orçamentária, Divisão e Administração do Poder Judiciário do Estado do Piauí (Lojepi) e prevê a criação das seguintes unidades criminais: 3ª Vara do Júri Popular da comarca de Teresina; Uma Vara especializada em Delitos de Roubo da comarca de Teresina; Uma Vara especializada em Delitos praticados por Organizações Criminosas na comarca de Teresina, com competência estadual; Três novas Centrais Regionais de Inquérito, sendo uma em Teresina; uma em Picos e outra em Parnaíba, além da criação de nove cargos de Juiz Auxiliar Criminal que atuarão nas Comarcas de Picos, Parnaíba e Teresina.

“O Brasil vive o recrudescimento na violência e a estrutura do Judiciário não acompanhou esse crescimento. Uma das metas previstas no nosso Plano de Gestão é dar agilidade à Justiça e, assim, entregar à sociedade a resposta que ela precisa. Conseguimos apresentar uma proposta de uma situação emergencial evidentemente não é o que gostaríamos de fazer, mas já poderemos avançar. Futuramente poderemos apresentar uma nova proposta”, ressaltou o presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida.
O presidente Hilo de Almeida destaca que a proposta tem como objetivo assegurar maior especialização das competências judiciais durante as diversas etapas de persecução penal, em especial pela quantidade de inquéritos policiais existentes nas unidades jurídicas do órgão.
O deputado estadual Henrique Pires (MDB), relator da matéria, destacou sobre a iniciativa do TJ-PI por propor alterações à Lojepi, que a tornam mais próxima da realidade atual e das demandas por mais celeridade na Justiça criminal do Piauí.
Teresina
Piauí
Assembleia Legislativa do Estado do Piauí - Alepi
TJPI
Tribunal de Justiça do Piauí - TJ-PI
-
Prefeito de Picos contrata empresa de Araujinho por R$ 3,3 milhões sem licitação
O extrato foi assinado dia 31 de março desse ano e terá vigência de apenas seis meses. -
Piauí tem a menor taxa de homicídios do Norte e Nordeste, diz Atlas da Violência
O estado se destaca também na redução de assassinatos de jovens e crianças, e na qualificação dos dados sobre mortes violentas -
Strans libera faixas exclusivas para motoristas de aplicativo em Teresina
A medida entra em vigor mediante cadastro e vistoria de veículos, conforme exigências contidas na portaria. -
Governo do Piauí sanciona CNH Social gratuita para estudantes da rede pública
O programa vai beneficiar alunos do Ensino Médio e do EJA, com habilitação gratuita na categoria A. -
Prefeitura de Esperantina lançará campanha contra abuso sexual de crianças
A ação integra mobilização nacional pelo 18 de maio e busca sensibilizar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento a violência sexual infantojuvenil
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir