Lei obriga cota para contratar jovens em projetos culturais no Piauí
O projeto de lei é de autoria da deputada Bárbara do Firmino (PP) e prevê um mínimo de 10% das vagas para jovens aprendizes, que tenham cumprido medida socioeducativa ou inscritos em projetos sociais.
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, sancionou a Lei nº 8.037, que dispõe sobre a contratação de jovens em eventos, projetos esportivos e culturais que contém benefício fiscal concedido pelo Estado. O documento foi publicado na edição do dia 05 de maio deste ano no Diário Oficial do Estado.
O projeto de lei é de autoria da deputada estadual Bárbara do Firmino (PP) e prevê que os referidos eventos deverão reservar em suas contratações de mão de obra, um mínimo de 10% para jovens aprendizes, ou ainda que tenham cumprido medida socioeducativa, jovens inscritos em projetos esportivos, cultural ou programas sociais desenvolvidos pelo Governo do Estado.
De acordo com a legislação, os jovens beneficiados devem ter entre 15 a 29 anos de idade, e cumprir os seguintes requisitos: estar matriculado, frequentando efetivamente o ensino fundamental ou médio e/ou programas de alfabetização e educação de jovens e adultos em escolas das redes públicas municipais e estaduais, sejam oriundos de famílias cadastradas no Programa Bolsa Família; apresentem defasagem de série/idade, apresentem algum tipo de deficiência, estejam em tratamento por uso de drogas; e estejam em situação de vulnerabilidade em razão de terem sido vítimas de violência, exploração sexual e situações análogas.
A lei ainda determina que das vagas reservadas um mínimo de 1/5 (um quinto) deverá ser destinado aos jovens que cumprem ou tenham cumprido medida socioeducativa.
“Nas vagas destinadas aos jovens inscritos em projetos esportivos ou culturais, deverá ser priorizada a contratação daqueles cujos projetos esportivo ou cultural possuam pertinência temática com o evento realizado”, diz em trecho da Lei.
-
Mel produzido no Piauí é exportado para países da União Europeia
Conforme o levantamento, o Piauí é o segundo maior produtor de mel do Brasil, exportando mais de R$ 100 milhões por ano em mel e outros produtos apícolas. -
Whindersson Nunes anuncia nova turnê após internação psiquiátrica
Em uma publicação nas redes sociais, o humorista informou que os shows serão realizados em abril e maio deste ano. -
Reforma do Abrigo São José em Parnaíba será entregue na sexta
Segundo a Sasc, o Abrigo São José acolhe idosos em situação de vulnerabilidade social há 93 anos, sendo a única Instituição de Longa Permanência (ILPI) no município. -
Comunidade quilombola de Campinas do Piauí recebe 1,3 mil quilos de alimentos
A ação realizada pela Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) vai beneficiar 117 famílias. -
Agência Nacional de Águas inspeciona segurança na Barragem Piracuruca
Durante a visita foram avaliadas as condições estruturais da barragem, e foi confirmado que ela está em condições normais de operação.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir