Carro de luxo apreendido durante operação vira viatura no Piauí
O Superintendente de Operações Integradas da SSP/PI, Delegado Matheus Zanatta, afirma que a viatura será utilizada de forma esporádica em algumas operações.
Nesse domingo (05), a Secretaria de Segurança Pública anunciou que um veículo modelo BMW, apreendido durante uma operação policial de combate ao tráfico de drogas, será utilizado pelas equipes da Superintendência de Operações Integradas. A Justiça autorizou o que a corporação utilize o veículo.
O Superintendente de Operações Integradas da SSP/PI, Delegado Matheus Zanatta, afirma que a viatura será utilizada de forma esporádica em algumas operações. “Esse veículo não é adequado para ser utilizado em perseguições policiais e em levantamentos. Na última quinta-feira ele foi usado durante a Operação Interditados, que teve como objetivo cumprir mandados de busca e apreensão e suspensão das atividades econômicas em lojas de revenda de aparelhos telefônicos em Teresina”, disse.
O Secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, frisou que a utilização de bens apreendidos pelas forças se segurança, deve ser incentivada, por ser considerada uma medida benéfica a toda a sociedade.
Já o Diretor de Inteligência da Polícia Civil, Delegado Anchieta Nery, destaca que o trabalho de investigação financeira relacionado a crimes graves ou violentos, vem sendo feito pela Polícia Civil há bastante tempo. “No caso do tráfico de drogas a lei já previa a autorização do uso de bens apreendidos pelas forças policiais. No ano de 2019 o artigo 133-A do Código de Processo Penal passou a autorizar o uso dos bens apreendidos para todo e qualquer crime”, explicou o Delegado.
O delegado inda ressalta que a Polícia Civil do Piauí tem se fortalecido durante os últimos anos, através do trabalho realizado durante as operações, onde bens de organizações criminosas são sequestrados e posteriormente são utilizados de forma temporária no combate à criminalidade. “Dessa forma, os bens apreendidos ficam à disposição das forças de segurança até serem leiloados pela Justiça e no final do processo o valor arrecadado é revertido para as vítimas, se houver, para o estado se a vítima for a sociedade ou mesmo para o investigado caso ele seja absolvido”, finalizou Anchieta.
De acordo com a Lei art. 133-A do Código de Processo Penal, diz que “foi acrescido à nossa legislação pela Pacote Anticrime (Lei nº 13.964/19), que passou a prever a possibilidade da utilização de bens sequestrados, apreendidos ou sujeitos à outras medidas assecuratórias, verbis.
Ainda de acordo com a Lei art. 133-A, destaca que “o juiz poderá autorizar, constatado o interesse público, a utilização de bem sequestrado, apreendido ou sujeito a qualquer medida assecuratória pelos órgãos de segurança pública previstos no art. 144 da Constituição Federal, do sistema prisional, do sistema socioeducativo, da Força Nacional de Segurança Pública e do Instituto Geral de Perícia, para o desempenho de suas atividades. (Incluído pela Lei nº 13.964, de 2019).”
Teresina
Piauí
Secretaria de Estado da Justiça - Sejus
Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP)
Secretaria Estadual de Segurança Pública - SSP
-
Homem morre em acidente de motocicleta na PI 477 em Pedro II
Segundo informações preliminares, a vítima colidiu contra o meio-fio e caiu em um barranco na madrugada deste domingo (24). -
Suspeito de tentativa de homicídio no Piauí é preso durante operação em São Paulo
Segundo a Polícia Civil, a Operação Lembrados visa a identificação e o cumprimento de mandados de prisão pendentes, principalmente aqueles de crimes violentos. -
Motociclista morre em colisão contra ônibus em Monsenhor Gil
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente foi registrado por volta das 18h desse sábado (23) na BR 316. -
Homem é executado a tiros após ter casa invadida em Luís Correia
O crime aconteceu na madrugada deste domingo (24) no povoado Lagoa do Sobradinho e foi presenciado por uma criança. -
Colisão entre ônibus e carro deixa homem morto na BR 343 em Piracuruca
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), outras duas pessoas ficaram feridas na colisão registrada na madrugada deste domingo (24).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir