Batalha do Jenipapo: Missa em ação de graças é celebrada no bicentenário
A celebração de missa ocorreu às 12h na Catedral de Santo Antônio, localizada no centro histórico de Campo Maior, e contou com a presença de autoridades políticas e artistas.
Nas comemorações que marcaram o bicentenário da Batalha do Jenipapo nesta segunda-feira (13), foi celebrada uma missa em ação de graças na Catedral de Santo Antônio, localizada no centro histórico de Campo Maior. O governador do Piauí, Rafael Fonteles esteve presente na ação que homenageou os heróis da luta, além de outras autoridades como o Ministro da do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias e o prefeito da cidade João Félix.
O embate que teve como berço o território piauiense ocorreu em 13 de março de 1823 às margens do rio na vila de Campo Maior, além disso Cearenses e maranhenses também ajudaram na resistência contra as tropas portuguesas.
O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Franzé Silva prestigiou a solenidade e pontuou a importância da batalha do Jenipapo para a conquista da independência do Brasil.
“Uma ação importante do Governo do Estado esse resgate histórico, muitos piauienses como bem frisou o governador, não conhecem a história dessa batalha e a importância dela para a independência do Brasil”, frisa o parlamentar.
Também esteve presente o prefeito de Campo Maior que destacou a árdua luta vivida pelos piauienses e solicitou ao governador durante seu discurso que o 13 de março se tornasse feriado estadual para reconhecimento da relevância do embate.
“Eu vejo que é um momento de grandeza para nós de Campo Maior, piauienses, relembrar esse passado que aconteceu há 200 anos que é motivo de alegria para nós. Vivemos e morados em Campo Maior onde nossos antepassados, nossos irmãos deram sua vida pela independência não só do Piauí, mas do Brasil, que não se deu no 7 de setembro e sim logo após o 13 de março. Eu pedi ao governador que colocasse o 13 de março como sendo feriado a nível estadual, nós temos em Campo Maior, mas nós temos que levar esse reconhecimento de todo o Piauí, todo o Brasil, o marco que foi feito para a nossa cidade”, afirma.
Além da missa, também foram realizadas entregas de medalhas e diplomas referente ao Mérito Renascença do Piauí. Os agraciados receberam o reconhecimento das mãos do governador Rafael Fonteles, que é o grão-mestre da Ordem do Mérito Renascença do Piauí. Na ocasião, o Chefe do Executivo estadual frisou a merecida homenagem.
“Estamos aqui para homenagear os heróis do passado e do presente que ajudam na luta por novas independências, mais dignidade, cidadania, democracia, mais direitos para nossa população como um todo”, destaca o governador.
Campo Maior
Piauí
Campo Maior
Batalha do Jenipapo
Franzé Silva
Rafael Fonteles
Governo do Piauí
João Félix
-
Badespi libera mais de R$ 326 mil em investimentos para empreendedores de União
Segundo o Governo do Piauí, no setor comercial, os recursos beneficiaram empreendedores de áreas como varejo de carnes, bares, cosméticos, vestuário e produtos alimentícios -
Desembargador Téssio da Silva Tôrres é eleito presidente do TRT Piauí
Os nomes dos novos dirigentes do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região foram divulgados na última terça-feira (19). -
Semec abre nova fase de renovação das matrículas para 2025 na segunda
O Secretário Municipal de Educação, professor Reinaldo Ximenes informou que nesta segunda etapa o período de matrículas é de 25 a 29 de novembro. -
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina. -
Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir