Protocolo espanhol será implantado no Piauí até março, diz Chico Lucas
Segundo o secretário de segurança, o protocolo tem medidas que visam combater agressões sexuais em ambientes de festas no estado.
O secretário de Segurança Pública do Estado, Chico Lucas, falou durante entrevista que o protocolo espanhol “No Callem”, começará a ser implementado em restaurantes e bares até o mês o março em todo o Piauí.
Após a visita da ministra da Mulher, Cida Gonçalves, o secretário afirma que a medida foi discutida e que o protocolo está sendo elaborado. Chico Lucas destaca que número de mulheres que registram B.O é bem menor em relação aos resultados de feminicídio no estado, e frisa que toda a sociedade precisa denunciar em casos de agressões e assédio contra a mulher.

“O que foi discutido é que a partir de março, nós estamos um protocolo. O que é um protocolo? Nós temos várias leis de proteção e precisam funcionar. A primeira coisa e a mais grave que percebemos, foi o sub registro, então quase 60% das mulheres ainda não registram ocorrências de violência que elas sofrem. Quando a gente olha o número das que foram vítimas de feminicídio, a grande maioria não registrou boletim de ocorrência, ou seja, as autoridades policiais sequer tomaram conhecimento dessa violência, isso parte de cultura que normalizava que ‘briga de marido e mulher, ninguém mete a colher'. Então todos nós, homem, mulher, vizinho e sociedade, têm que denunciar uma mulher que é vítima de violência, e é isso que vamos colocar no protocolo”, disse o secretário.
Na oportunidade, Chico Lucas explicou que durante a ocorrência será possível realizar a denúncia de diversas formas, entre elas, o meio digital.
“A ocorrência do fato criminoso vai ser possível de ser comunicada de várias formas. Nós estamos discutindo inclusive de facilitar por meios digitais, por meios virtuais, para não ter mais nenhum tipo de dificuldade de quem quer registar o B.O”, declarou.
No Callem
O protocolo No Callem foi criado pelo governo de Barcelona em 2018, com o objetivo de combater agressões sexuais e violência contra mulher em espaços de lazer. Os locais aderentes ao protocolo recebem treinamento e acompanhamento, e devem aplicar medidas específicas para combater a violência.
A medida dá um papel de destaque aos funcionários dos estabelecimentos, que devem ser capacitados para saber como prevenir e identificar a violência e como agir em casos de agressões e assédio sexual.
Teresina
Piauí
Chico Lucas
Secretaria Estadual de Segurança Pública - SSP
Governo do Piauí
-
Polícia prende suspeito de empurrar namorada na frente de caminhão em Castelo do Piauí
De acordo com a polícia, o suspeito teria alegado que o atropelamento foi acidental, porém as investigações constataram fortes indícios de que o casal brigou no local e o homem teria a empurrado. -
Três jovens morrem após carro capotar na BR 230 em Fronteiras
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o veículo seguia no sentido Campos Sales para São Julião quando caiu em um buraco na via. -
Operação da Polícia Penal impede fuga de detentos em penitenciária de Teresina
A polícia realizava vistorias na penitenciária quando identificou um buraco na cela, que possivelmente seria utilizado para fuga no pavilhão E. -
Corpo de homem é encontrado boiando no Rio Poti na zona Leste de Teresina
Conforme informações repassadas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, a vítima foi avistada por populares que passavam pelo local e prontamente acionaram as equipes. -
Polícia prende jovem suspeito de tráfico de drogas no bairro Vermelha
Conforme informações da polícia, a prisão foi efetuada pela 1ª Delegacia Secccional de Teresina – divisão 2° (3ª delegacia de Teresina), no bairro da Vermelha, zona sul da capital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir