TJ instala 12 novas unidades judiciárias criminais no Piauí
A medida faz parte da primeira etapa do projeto de reestruturação da Justiça Criminal piauiense executado pela atual gestão.
Nesta quarta-feira (04), o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), desembargador Hilo de Almeida, assinou a portaria que instala 12 novas unidades judiciárias criminais no estado. A medida faz parte da primeira etapa do projeto de reestruturação da Justiça Criminal piauiense executado pela atual gestão do órgão.
De acordo com o TJ-PI, dentre as unidades instaladas, estão a Vara de Delitos de Organização Criminosa, com jurisdição em todo o Piauí, e a Vara de Delitos de Roubo da comarca de Teresina, além de nove juízos auxiliares criminais. Os magistrados que assumirão as vagas serão designados em ato posterior da Presidência do órgão.
O desembargador Hilo de Almeida, afirma que o projeto de reestruturação da Justiça Criminal piauiense tem como objetivo assegurar maior especialização das competências judiciais durante as diversas etapas da persecução penal, em especial pelo elevado número de inquéritos policiais existentes nas unidades judiciárias do TJ-PI.
“O Brasil vive o recrudescimento na violência e a estrutura do Judiciário não acompanhou esse crescimento. Uma das metas previstas no nosso Plano de Gestão é dar agilidade à Justiça e, assim, entregar à sociedade a resposta que ela precisa. Tenho convicção de que com essas novas unidades judiciárias já teremos significativos avanços”, ressaltou.
Ainda de acordo com o TJ-PI, através da Portaria Nº 2194/2023, foram instaladas as seguintes unidades judiciárias: Vara de Delitos de Organização Criminosa, com sede na Capital e jurisdição em todo o território do Estado do Piauí (10ª Vara Criminal); Vara de Delitos de Roubo da Comarca de Teresina (11ª Vara Criminal); 3ª Vara do Júri da Comarca de Teresina (12ª Vara Criminal); Juízos auxiliares números 09, 10, 11, 12 e 13 da comarca de Teresina; Juízos auxiliares números 01, 02 e 03 da comarca de Parnaíba; e juízo auxiliar nº 03 da Comarca de Picos.
Teresina
Piauí
Tribunal de Justiça do Piauí - TJ-PI
Desembargador Hilo de Almeida Sousa
-
Nova lei incentiva uso do artesanato piauiense em presentes institucionais
O objetivo é reforçar a identidade cultural do estado, promover o artesanato como expressão criativa e gerar maior visibilidade para o setor. -
Rafael Fonteles inaugura reforma do Palácio das Artes em Campo Maior
O local recebeu investimento de R$ 185 mil. Além disso, mais de R$ 238 mil forma liberados para pequenos negócios da região. -
Esperantina receberá a Semana do MEI com oficinas, palestras e atendimento itinerante
Durante toda a semana, a população poderá participar de oficinas, palestras e atendimentos itinerantes. -
Evangelina Rosa faz Fórum Estadual de Doação de Leite Humano na segunda
De acordo com o Governo do Piauí, o evento integra a mobilização nacional e internacional pela doação voluntária. -
Piauí reforça segurança contra gripe aviária após caso confirmado no Rio Grande do Sul
A ação ocorre após o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmar um foco da doença em uma granja comercial, localizada no estado do Rio Grande do Sul..
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir