Viagora

Prefeito Doutor Pessoa lança editais da Lei Paulo Gustavo

O prefeito também anunciou durante o evento de lançamento que reativará Lei Tito Filho, que contempla diversas áreas culturais.

Nesta quarta-feira (04), por volta das 11h, o prefeito Dr. Pessoa, realizou o lançamento da Lei Federal Paulo Gustavo no Palácio da Música, localizado no Centro-Sul de Teresina.

De acordo com a Prefeitura Municipal de Teresina, com a lei, serão investidos cerca de R$ 8 milhões provenientes do Ministério da Cultura, para investimentos em projetos culturais na capital piauiense.

Foto: Divulgação/Prefeitura de TeresinaPrefeitura de Teresina lança editais da Lei Paulo Gustavo
Prefeitura de Teresina lança editais da Lei Paulo Gustavo

No evento, o gestor da capital afirmou que com as verbas será possível reerguer a cultura na cidade, em especial os fazedores de cultura, que sofreram durante a pandemia de covvid-19.

“Esse dinheiro vem em boa hora, os que fazem a cultura, sofreram nesse período de pandemia. Com essa verba, que veio com objetivo de investir na cultura, com certeza absoluta, a coisa vai reerguer, o caminho vai ficar mais claro nesse incentivo da cultura em Teresina”, disse.

O prefeito Dr. Pessoa também anunciou durante o evento de lançamento que reativará Lei Tito Filho, que contempla diversas áreas culturais, como a música, teatro, fotografia, folclore e literatura. “Agora está sendo reerguida, não apenas a nível nacional, mas também a nível local. Nós vamos reativar a Lei Tito Filho”, informou o chefe do executivo municipal.

Foto: Divulgação/ Prefeitura de TeresinaPrefeito de Teresina, Dr. Pessoa
Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa

O presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Teresina, o artista visual Pedro Vital, explicou que foram realizadas escutas públicas na capital, para que com essas informações pudessem ser confeccionados os editais da Fundação de Cultura.

“Fizemos escutas públicas pelas zonas da cidade, inclusive na zona rural, colhendo informações, consulta pública eletrônica para quem não pôde participar das presenciais, e a partir delas pegamos diretrizes para orientar a fundação para fazer o seu plano de ação e editais, a confecção dos editais já foi feita pela Fundação Municipal de Cultura junto a Prefeitura de Teresina. Foi um processo bastante amplo, até por isso um pouco demorado, mas que agora tem seu lançamento”, explicou.

O presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, Neto do Angelim, comentou que a lei vai suprir a necessidade que surgiu com as dificuldades geradas no período pandêmico.

“Esse é um passo que já estamos dando, avisando aos fazedores de cultura, que é uma lei para vocês, para ajudar vocês. A pandemia gerou muita dificuldade de fazer os eventos, e essa lei veio para ajudar a suprir essa necessidade”, falou.

Foto: Divulgação/Prefeitura de TeresinaPresidente do Conselho Municipal de Teresina, Pedro Vidal
Presidente do Conselho Municipal de Teresina, Pedro Vidal

O vereador Neto do Angelim informou também que os editais estão quase finalizados, e nesta quinta-feira (05), já estarão prontos para serem assinados pelo prefeito Dr. Pessoa. O presidente da Fundação de Cultura, falou que a expectativa é que os projetos submetidos aos editais sejam analisados até dezembro.

“Montamos toda uma estrutura da fundação, para trabalhar em tempo hábil, para que até dezembro a gente já esteja prestando conta do recurso, possa estar fazer analise, a bancada vai correr para analisar os projetos”, concluiu.

Facebook
Veja também