Call Centers deverão atender surdos por chamada de vídeo no Piauí
De acordo com o deputado estadual Flávio Nogueira Júnior, que é o autor da lei, a decisão tem como objetivo trazer autonomia para as pessoas surdas do Estado.
Foi sancionada na última sexta-feira (13), a Lei n. 7.921, que determina que empresas de centrais de atendimento telefônico como Call Centers e Serviços de Atendimento ao Consumidor (SAC) realizem o atendimento por vídeo chamada para pessoas surdas em todo o Piauí. O deputado Flávio Nogueira Júnior (PT) é o autor da lei que visa trazer mais autonomia e inclusão aos surdos.
De acordo com a norma, as empresas de Call Center terão 180 dias para a adaptação da legislação, que deve contar com a disponibilização de atendentes qualificados na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

“Essa era uma demanda que a população surda tinha. Eles tinham uma espécie de dependência das outras pessoas para resolver quaisquer pendências via atendimento telefônico. Isso tira a privacidade e a autonomia desse público. Por isso, propusemos a lei e contamos com a sensibilidade dos demais deputados e também da então governadora Regina Sousa para sancioná-la”, explicou o parlamentar.
Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Piauí cerca de 40 mil pessoas possuem total ou com grave deficiência auditiva. Flávio Nogueira Júnior pontuou que a legislação irá abrir também uma oportunidade de ampliação de vagas no mercado de trabalho para os intérpretes de libras. A lei passa a vigorar em 180 dias, e as empresas que se recusarem a adotar a nova
-
Governador Rafael Fonteles inaugura Casa do Artesão em Teresina
Fonteles destacou a importância de investir no artesanato piauiense, potencializando a venda de obras artísticas e gerando renda para a população. -
Equatorial Piauí realizará desligamento programado em Parnaíba nesta quinta
A ação vai afetar quatro bairros, sendo Alberto Silva, Dirceu Arcoverde, Piauí e Rodoviária. -
Retratação: Viagora corrige matéria envolvendo nome de Elmorane Brito Martins Coelho
O Viagora vem a público se retratar pela matéria publicada. -
Afogamentos no litoral do Piauí diminuem no 1º trimestre, diz Corpo de Bombeiros
De acordo com a corporação, de janeiro a março, foram contabilizados seis casos, sendo três fatais. -
Esperantina faz evento sobre Neurodiversidade e apresenta projeto do Centro de Autismo
A prefeita Ivanária Sampaio acompanhou de perto o evento e destacou o compromisso da gestão municipal com políticas públicas voltadas à educação inclusiva e ao atendimento especializado.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir