Viagora

FMS registra 10.225 casos de dengue neste ano em Teresina

Conforme a FMS, para evitar a proliferação do Aedes Aegypti, os cuidados devem ser tomados dentro das residências.

Nessa sexta-feira (2), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina divulgou Boletim Epidemiológico de Arboviroses onde foram confirmados 10.255 casos de dengue neste ano de 2022, com nove mortes confirmadas e três em investigação. Para a Chikungunya, foram 1.339 casos confirmados com três óbitos e dois em análise.

Segundo a infectologista Amparo Salmito, no mês de maio, onde foram registradas as mortes por Chikungunya, a doença estava em seu auge de contaminação. “Essas confirmações de mortes por chikungunya são casos de maio que estavam em investigação. Mês em que a doença estava no pico. Mas queremos reforçar os cuidados que a população deve ter em manter os ambientes longe do mosquito Aedes aegypti”, destacou a médica.

Conforme a FMS, para evitar a proliferação do Aedes Aegypti, os cuidados devem ser tomados dentro das residências se atentando a locais que podem acumular água parada, onde o mosquito escolhe para depositar os ovos e se reproduzir.

Recomendações:

- Fechar lixeiras e qualquer possível deposito de água como: potes, tambores, filtros, tanques e caixas d’água;

- Preencher pratos de vasos de plantas com areia ou lavá-los semanalmente com auxílio de bucha e sabão para eliminar os ovos do mosquito por completo;

- Lavar bebedouros de animais domésticos com esponjas e trocar a água pelo menos uma vez por semana;

Facebook
Veja também