GSH Banco de Sangue de Teresina precisa de doações
De acordo com o Banco de Sangue, o ideal é que haja um equilíbrio, sendo necessárias 60 doações de sangue por dia
O GSH Banco de Sangue de Teresina, faz um alerta de Urgência, e convoca doadores de todos os tipos sanguíneos, principalmente os tipos O- e A-, por conta do nível crítico dos estoques, correndo o risco de faltar bolsas de sangue para suprir a necessidade e demanda dos hospitais.
De acordo com o Banco de Sangue, o ideal é que haja um equilíbrio, sendo necessárias 60 doações de sangue por dia, o que há várias semanas não vem ocorrendo. Hoje, o Banco de Sangue vem recebendo uma média de 10 doações diárias ou menos, configurando um déficit de 58%.
Segundo a instituição, 1 a cada dez pacientes internados necessitam de transfusões de sangue diariamente. São pacientes que estão em tratamento de diversas doenças, incluindo câncer, cardíacos, tratamento contra Covid e outros em estado grave. O sangue O- é considerado universal, e por isso, só é utilizado em casos de urgência, além de transfusões para recém-nascidos de até 4 meses de idade.
Conforme a líder de captação do Banco de Sangue, Érica de Souza, este é um momento extremamente crítica, por conta das quedas nas doações. “Estamos enfrentando um momento extremamente crítico, com queda acentuada nas doações, ao mesmo tempo em que a demanda por transfusões vem aumentando. Por isso, precisamos da colaboração da população de Teresina para que as pessoas se conscientizem sobre a importância desse gesto solidário, pois uma única doação pode salvar até quatro vidas”, informa.
Requisitos básicos para doar sangue
Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, etc.) em bom estado de conservação; ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação); não é permitido realizar doação acompanhado de menores de 12 anos (exceto se o menor estiver acompanhado de dois adultos, sendo necessário o revezamento dos mesmos enquanto acontece a doação).
Também é preciso estar em boas condições de saúde, se sentindo bem, sem qualquer sintoma; pesar no mínimo 50 kg e ter dormido ao menos 6h na última noite; não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas; após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas. Não é necessário estar em jejum desde que evite alimentos gordurosos; se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada).
Já em caso de diabetes, deverá estar controlada e não fazer uso de insulina; Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses; Não ter tido Doença de Chagas; Não ter tido Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST); Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 10 dias após cessarem os sintomas e o uso das medicações; Aguardar 48h para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma; Candidatos que viajaram para o exterior devem entrar em contato com o Banco de Sangue para entender o período que não pode doar (varia de país a país).
Critérios específicos para o Coronavírus
Pessoas com diagnostico ou suspeita de Covid, deverão aguardar 10 dias após completa recuperação e sem o uso de medicamentos; pessoas com teste positivo para Covid sem sintomas deverão aguardar por 10 dias após a data da coleta do exame; se teve contato com paciente positivo ou com suspeita de COVID-19 e/ou realizou isolamento voluntário ou por orientação médica aguardar 10 dias após o último contato/término do isolamento; aguardar 48h caso tenha tomado a vacina Coronavac/Sinovac e 7 dias caso tenha tomado a Astrazeneca, Pfizer ou Janssen.
-
Hospital Infantil Lucídio Portella realiza ações na 7ª edição do Novembrinho Azul
Segundo o Governo Estadual, o projeto foi idealizado pelo urologista Dr. Djalma Ribeiro Costa em 2017 e se tornou uma referência em saúde preventiva para o público masculino infantojuvenil. -
Hospital do Mocambinho registra aumento de 151% no número de atendimentos em 2024
Segundo o Governo do Piauí, a reestruturação e modernização do Hospital do Mocambinho têm promovido um ambiente mais humanizado, focado na eficiência e no bem-estar de pacientes. -
Hospital Dirceu Arcoverde passa por ampla reforma em Parnaíba
o objetivo é concluir a reforma e ampliação do hospital em 2025 -
HGV ganha Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares
Segundo o Governo do Piauí, o novo Centro foi instalado no local que antigamente abrigava o Serviço de Pronto-Socorro (SPS) e conta com uma estrutura completa para atender com eficiência e rapidez -
Secretaria de Saúde promove ações de prevenção a diabetes no Piauí
Segundo Luciana Sena, coordenadora do Adulto e Idoso da Sesapi, a ação teve como foco o rastreamento da diabetes mellitus tipo 2 entre os servidores.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir