Viagora

Seduc promove curso para detentos da Penitenciária Major César

De acordo com a Seduc e a Sejus, o objetivo da capacitação é fazer com que os internos entrem no mercado de trabalho após conclusão da pena.

A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc), em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), está ofertando o curso profissionalizante de Produtor de Artefatos Pré-Moldados de Concreto para os detentos da Colônia Agrícola Penal Major César Oliveira, localizada em Altos. O objetivo da capacitação é fazer com que os internos ingressem no mercado de trabalho após concluírem a pena.

De acordo com Heline Santos, coordenadora do Programa Estadual de Reconhecimento de Saberes Profissionais do Piauí da Seduc, é esperado que os presos que estão integrados ao projeto retornem à sociedade como cidadãos. “O nosso objetivo é certificar 23 internos que estão produzindo em uma fábrica de pré-moldados, peças com qualidade e estrutura. Eles irão participar do processo de certificação de saberes, na qual a competência adquirida no sistema prisional, além da ressocialização, trará também uma oportunidade concreta e real de, após esse período no sistema prisional, eles possam retornar à sociedade com seu certificado em mãos”, explicará Heline.

Conforme informações da Seduc, o curso faz parte do programa Certific e teve sua primeira aula nessa segunda-feira (29). Uma psicóloga, uma assistente social, um engenheiro civil que atuará como professor e outros integrantes do Certific da Seduc estiveram presentes na aula inaugural, que forneceu informações sobre o andamento da capacitação para os presos.

Segundo o agente penitenciário do loca, Reginaldo Torres, os detentos já executam o que aprendem com o curso em uma fábrica de pré-moldados da penitenciária. “Quando a gente assumiu a Major César Oliveira, o nosso objetivo era cumprir as disposições da sentença penal condenatória a que esses internos estão submetidos. Surgiu a oportunidade dessa fábrica de pré-moldados e, em parceria com a Seduc, hoje estamos certificando esses internos, qualificando profissionalmente eles e os tornando aptos ao mundo do trabalho com dignidade”, dirá o agente.

No dia 13 de setembro, a Seduc em parceria com a Sejus irá realizar a solenidade de entrega de certificados.

Facebook
Veja também