Semplan capacita servidores para uso de tecnologia BIM em projetos
O treinamento ocorre neste mês de agosto e é ofertado através do VII Seminário Nacional de Projetos em BIM.
A Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan) está disponibilizando um curso de capacitação neste mês de agosto destinado aos servidores que atuam no Núcleo da Tecnologia BIM (NUBIM). O treinamento ocorre através do VII Seminário Nacional de Projetos em BIM.
Conforme a Semplan, neste ano tem o evento tem como tema: “Como a Administração Pública Poderá Implantar e Contratar com Segurança e em Conformidade com a Jurisprudência Aplicável do TCU e a Nova Lei de Licitações 14.133/2021”.
Ainda segundo a secretaria, o objetivo do treinamento é promover um aperfeiçoamento do corpo técnico da prefeitura de Teresina visando o desenvolvimento de ações estratégicas de uso desta tecnologia no processo de planejamento do município.
De acordo com a pasta, um dos pontos positivos desta estratégia que visa integrar a tecnologia nestas ações, é a celeridade nos resultados sem que a qualidade final seja perdida.
A partir da modelagem BIM é possível que haja uma diminuição nos riscos de derrapagens nos custos de projetos de infraestrutura de obras públicas, além de assegurar o cumprimento de prazos de entrega de obras, bem como a integração ampla de toda a equipe que estará presente em todo o processo de cada obra. A tecnologia também auxiliará com uma maior economia para os cofres públicos.
A coordenadora geral do NIBIM na Prefeitura de Teresina, a arquiteta e urbanista Virgínia Moura, explicou o processo que é adotado a partir deste método e ressaltou que esta ação é fundamental para uma gestão mais responsável.
“Basicamente, os elementos principais são: a redução dos custos das obras, o menor tempo de projeto, quando esse é replicado, execução de obra dentro do prazo planejado e um maior controle na sua manutenção. Muita coisa que é difícil em obras públicas pode ser viabilizada com o BIM, por exemplo, aumento na qualidade dos materiais, ambientes modernizados e a permanência em sua vida útil”, garante.
Sobre o BIM:
A Semplan explicou que o BIM é um sistema no qual a modelagem inteligente do projeto em 3D é incluída, a sigla significa Building Information Modelling (Modelagem de informação da construção).
Além disso, neste método todas as informações de diversas áreas referentes a obra de um único documento, também são integradas com o objetivo de proporcionar uma melhor visualização do trabalho e um planejamento mais eficaz que busca reduzir a execução da obra em gastos e o tempo.
Por fim, esta é a primeira vez que a tecnologia é utilizada em Teresina e é aplicado em um projeto piloto de uma escola municipal de Ensino Fundamental em tempo integral, que será a primeira em mais de um pavimento entre as escolas municipais.
-
Rafael Fonteles decreta situação de emergência em 129 municípios devido à`seca
O decreto nº 23.699/95 foi publicado na edição suplementar do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (3), com validade de 90 dias, podendo ser prorrogado. -
Operação do Imepi fiscaliza postos de combustíveis por fraude na bomba em Teresina
A ação foi conduzida pelo Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) e identificou irregularidades em oito desses estabelecimentos. -
Made In Piauí: plataforma é lançada para impulsionar produtos locais nomercado digital
O objetivo é valorizar a produção local e ampliar a visibilidade de produtos com identidade piauiense ao mercado digital. -
Ações para combater maus-tratos contra os animais acontecem no Abril Laranja no Piauí
Conforme o governo, a campanha de 2025 será marcada por eventos educativos em várias cidades do Piauí. -
Governador Rafael Fonteles inaugura Casa do Artesão em Teresina
Fonteles destacou a importância de investir no artesanato piauiense, potencializando a venda de obras artísticas e gerando renda para a população.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir