Promotor quer criação de Procon no município de Valença do Piauí
Segundo o Ministério Público, uma audiência foi realizada na última quarta-feira (06) para discutir sobre o assunto.
Nessa última quarta-feira (6), o Ministério Público do Estado do Piauí, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Valença do Piauí, realizou uma audiência pública sobre a instalação de um Procon no município.
O promotor de Justiça, Sinobilino Pinheiro, titular da 2ª Promotoria conduziu o momento, juntamente com o auxílio do coordenador-geral do Procon Estadual, Nivaldo Ribeiro. A reunião aconteceu no auditório da Câmara Municipal de Valença.
De acordo com o MPPI, um Procedimento Administrativo (P.A) nº 23/2022, foi instaurado no mês de maio deste ano, para acompanhar as políticas pública na área do consumidor desenvolvidas pelo município. Foi deliberado que o prefeito encaminhará um Projeto de Lei ao poder legislativo de Valença do Piauí, que vai analisar em urgência a fim de dar celeridade na implementação do órgão de defesa dos diretos do consumidor.
Segundo o promotor Sinobilino Pinheiro, o objetivo principal da audiência foi dialogar com todos os setores da sociedade. “A necessidade da implantação do Procon Municipal vem da verificação do Ministério Público a respeito da deficiência de inúmeros serviços, sobretudo de energia elétrica, saneamento e fornecimento de água potável, assim como de termos mais um órgão de proteção ao direito coletivo e ao direito individual do consumidor aqui na cidade”, disse.
Ainda de acordo com o MPPI, o órgão realizará a cessão de bens, para estruturação do espaço físico, e a capacitação dos servidores indicados pelo poder executivo municipal.
Estiveram presentes no encontro o juiz de direito titular da Vara Cível de Valença do Piauí, Filipe Bacelar Aguiar Carvalho, o secretário municipal de governo de Valença do Piauí, José Itamar da Silva, a vereadora, Walmarya Moura Carvalho Cavalcante, a presidente da OAB subseção de Valença do Piauí, Martalene dos Anjos e Silva, a presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Valença do Piauí, Indelson Melão Lopes, a assessora da Defensoria Pública em Valença do Piauí, Monik Kaananda. Além de cidadãos, fornecedores, empresários e representantes de órgãos públicos.
-
Silvio Mendes e TCE definem estratégia para restaurar equilíbrio financeiro
Na reunião técnica, os gestores definiram três eixos para realizar o acompanhamento técnico das contas da Prefeitura de Teresina. -
Adolescente morre afogado no Rio Poti na zona Leste de Teresina
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, a vítima se afogou na tarde desse domingo (18) ao tentar acompanhar seu amigo que fazia a travessia do rio. -
Rafael Fonteles anuncia reforma no Campus da UESPI de Campo Maior
O governador explicou que sua meta é garantir a melhoria na infraestrutura física e tecnológica dos 12 campi da UESPI. -
Prefeitura de Esperantina realiza homenagem a profissionais da limpeza pública
A celebração do Dia do Gari reuniu autoridades e população em reconhecimento ao trabalho dos profissionais da limpeza pública -
Nova lei incentiva uso do artesanato piauiense em presentes institucionais
O objetivo é reforçar a identidade cultural do estado, promover o artesanato como expressão criativa e gerar maior visibilidade para o setor.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir