Varíola dos Macacos: Saiba como é a transmissão e o tratamento
De acordo com o Ministério da Saúde, o tratamento é realizado através de suporte clínico e medicamento para alívio de dor e febre.
No último sábado (23), a Organização Mundial da Saúde (OMS), declarou oficialmente a varíola dos macacos (Monkeypox) como uma emergência de saúde pública internacional. No Brasil, a doença possui até o momento o registro de 978 casos confirmados, com 744 apenas no estado de São Paulo.
Nessa quinta-feira (28), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), promoveu uma reunião com especialistas que apresentaram o que já se sabe sobre a doença, além de responderem dúvidas acima do vírus.
Sintomas
Segundo o infectologista da UFRJ, Rafael Galliez, os principais sintomas da varíola dos macacos são a aparição de feridas e nódulo na pele, além febre, dores musculares e de cabeça. "As lesões são profundas, bem definidas na borda e há uma progressão: começa como uma mancha vermelha que chamamos de mácula, se eleva tornando-se uma pápula, vira uma bolha ou vesícula e, por fim, se rompe configurando uma crosta", destacou o médico.
Tratamento
O Ministério da Saúde pontua que o tratamento da doença é baseado em suporte clínico e medicação para alívio de dor e febre, além do uso de um antiviral chamados tecovirimat, que trava a proliferação do vírus no organismo, no entanto ainda nãos se encontra disponível no Brasil.
Com informações da Agência Brasil.
Teresina
Piauí
Varíola dos macacos
Ministério da Saúde
Organização Mundial da Saúde - OMS
-
HEDA realiza terceira captação múltipla de órgãos em Parnaíba
O procedimento ocorreu às 10h desse sábado (17), com duração de cerca de três horas; os órgãos beneficiarão pessoas que aguardam na fila nacional de transplantes. -
FMS promove Dia D de vacinação contra a gripe e HPV neste sábado em Teresina
Na oportunidade, estes postos estarão também imunizando pessoas de 9 a 19 anos que ainda não tenham tomado a vacina contra o HPV. -
Programa Mais Médicos abre 92 vagas em 67 municípios do Piauí
Os profissionais atuarão por quatro anos na Atenção Primária a Saúde em regiões prioritárias do estado -
Corrida contra o Feminicídio chega à 4ª edição com orientações sobre preparo físico
A ação visa sensibilizar homens e mulheres para o enfrentamento ao feminicídio, à misoginia e a todas as formas de violência de gênero. -
HUT celebra 17 anos com mais de 1 milhão de atendimentos em Teresina
Segundo Aranucha Brito, diretora geral do HUT, nos primeiros 100 dias da nova gestão, o hospital passou por mudanças
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir