FMS realizará testagem de hepatite em permissionários da Nova Ceasa
Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, a doença pode atingir o fígado, e as vezes pode ser silenciosa.
Nesta quarta-feira (20), a Fundação Municipal de Saúde (FMS), realizará testagem, de hepatite B e C, para atender permissionários da Nova Ceasa, localizada na zona Sul de Teresina.
De acordo com a FMS, as testagens foram previamente agendadas, e aconteceram das 8h às 11h30, em permissionários do local. A ação faz parte da campanha do junho Amarelo, mês de prevenção das hepatites.
Ainda de acordo doma Fundação de Saúde, em dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), até o mês de junho deste ano, em Teresina foram registrados 642 casos de vários grupos de hepatites virais nos últimos cinco anos, em sua maioria, são agudas sintomáticas dos vírus da hepatite A e B.
Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, a doença pode atingir o fígado, e as vezes pode ser silenciosa. “As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Trata-se de uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes, são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas”, disse.
Conforme a Fundação Municipal de Saúde, ocorrerá no dia 27 de julho outra testagem. A FMS também orienta que pessoas que apresentem sinais e sintomas da doença procurem uma Unidade Básica de Saúde, onde estão intensificadas as testagens e estão disponíveis vacinas contra a hepatite B.
Teresina
Piauí
Fundação Municipal de Saúde - FMS
Prefeitura de Teresina
Nova Ceasa
-
Hospital Infantil Lucídio Portella realiza ações na 7ª edição do Novembrinho Azul
Segundo o Governo Estadual, o projeto foi idealizado pelo urologista Dr. Djalma Ribeiro Costa em 2017 e se tornou uma referência em saúde preventiva para o público masculino infantojuvenil. -
Hospital do Mocambinho registra aumento de 151% no número de atendimentos em 2024
Segundo o Governo do Piauí, a reestruturação e modernização do Hospital do Mocambinho têm promovido um ambiente mais humanizado, focado na eficiência e no bem-estar de pacientes. -
Hospital Dirceu Arcoverde passa por ampla reforma em Parnaíba
o objetivo é concluir a reforma e ampliação do hospital em 2025 -
HGV ganha Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares
Segundo o Governo do Piauí, o novo Centro foi instalado no local que antigamente abrigava o Serviço de Pronto-Socorro (SPS) e conta com uma estrutura completa para atender com eficiência e rapidez -
Secretaria de Saúde promove ações de prevenção a diabetes no Piauí
Segundo Luciana Sena, coordenadora do Adulto e Idoso da Sesapi, a ação teve como foco o rastreamento da diabetes mellitus tipo 2 entre os servidores.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir