Projeto Tranquilamente realiza ações de saúde mental em escola de Teresina
A ação foi promovida pelo Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) João Henrique de Almeida Sousa com o objetivo de auxiliar os estudantes por meio de equipes de psicólogas e assistentes sociais.
O Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) João Henrique de Almeida Sousa tem desenvolvido uma série de ações através do Projeto "Tranquilamente, voltadas para a saúde mental, juntamente com a 19° Gerência Regional de Educação (GRE), com o objetivo de ajudar estudantes na zona sul de Teresina.
Segundo o Ceti, por meio de escutas realizadas pela equipe multiprofissional de psicólogos e assistentes sociais, foi identificada grande quantidade de alunos que sofrem com ansiedade e depressão, a maioria advinda de problemas no ambiente familiar. A escola e a equipe se responsabilizaram a realizar atividades de suporte sobre saúde mental aos jovens.
Ainda conforme o Ceti, a instituição aproveitou o momento de entrega do boletim de notas e promoveu uma palestra voltada para os pais e responsáveis com a temática: A Família Como Primeiro Espaço de Saúde Mental, ministrada pela psicóloga Simone Medeiros e a assistente social Mayra Soares Veloso.
O Ceti informou que a ação faz parte do Projeto "Tranquilamente”, elaborado pela equipe e executado nas escolas. A psicóloga Simone Medeiros destaca a importância de abordar o tema de saúde mental. “Diante de tais demandas faz-se necessário o trabalho voltado para a saúde mental dos estudantes, como também trabalhar com as famílias uma vez que a maioria dos casos relatados às causas do sofrimento psíquico surgem de questões no contexto familiar e social”, informa Simone Medeiros.
Segundo a diretora do Ceti, Djanira Alencar, é primordial trabalhar a saúde mental dentro das escolas tendo em vista que todos passaram por situações delicadas durantes os dois anos de pandemia.
“É muito importante trabalhar a questão da saúde mental nas escolas, tendo em vista que nós estamos no limite. Passamos por situações muito delicadas durante esses 2 anos de pandemia, problemas familiares, dentre outras questões que advêm lá de fora, mas que terminam interferindo no processo de ensino aprendizagem. Nosso intuito é dar esse apoio emocional e suporte que os nossos alunos estão precisando.”, relata a diretora.
-
2ª Vara da Infância e Juventude de Teresina zera processos paralisados
O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) destacou que está trabalhando para ter um controle mais rigoroso e produtivo desses processos. -
Setor do turismo no Piauí cresce 4,3% em 2024, aponta Fecomércio-SP
De acordo com a pesquisa, em 2023, o faturamento do turismo piauiense foi de R$ 207 bilhões, já no passado aumentou para R$ 561 milhões. -
Interpi trabalha na regularização fundiária de comunidades quilombolas em Gilbués
De acordo com o instituto, os técnicos irão realizar o georreferenciamento da região, processo em que é definida a área ocupada por cada território conforme os marcos legais. -
Empresário José Elias Tajra morre aos 90 anos em Teresina
A TV Antena 10, emissora fundada pelo empresário, lamentou seu falecimento e destacou o seu legado através de nota divulgada nas redes sociais. -
Uespi publica edital seletivo para transferências externas
De acordo com a instituição, o edital possui alguns critérios para habilitação das vagas para os discentes interessados
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir