Bolsonaro sanciona com vetos lei que previa compensações de ICMS
De acordo com as informações da edição do Diário, entre os vetos feitos por Jair Bolsonaro, está o artigo que garantia uma compensação caso houvesse uma perda de recursos.
O presidente Bolsonaro sancionou com vetos o projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional que prevê um teto limitando o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que incide sobre combustíveis, energia elétrica, comunicações e transportes coletivos.
De acordo com as informações da edição do Diário, entre os vetos feitos por Jair Bolsonaro, está o artigo que garantia uma compensação caso houvesse uma perda de recursos, causadas pela Lei Complementar.
Ainda segundo a edição do Diário Oficial da União, o presidente pontuou que a proposição contraria o interesse público. A justificativa apresentada ainda apontou que a sugestão “criaria compensações para a União e despesas para os estados e municípios que poderiam ampliar possíveis desequilíbrios financeiros”.
De acordo com a publicação da lei sancionada, também foi vetado o trecho de um artigo que previa que estados e municípios transfeririam as “parcelas relativas à quota-parte do ICMS” na “proporção da dedução dos contratos de dívida com aval da União”, que fala na proporção da parcela apropriada da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM).
Para esse veto, foi justificado que a proposição legislativa “criaria compensações para a União de maior complexidade e de custo financeiro sem real efetividade, levando em consideração que no ambiente pandêmico, foi observada nos últimos dois anos uma melhora na situação fiscal de estados e municípios.
Por Sthefany Prado
Com informações da Agência Brasil
-
Começa prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2025
O período para pedir a isenção começou nesta segunda-feira (14) e segue até o dia 25 de abril pela Página do Participante. -
Ponte Metálica que liga Teresina e Timon segue interditada após derramamento de óleo
A liberação só ocorrerá após a conclusão da limpeza completa e de uma avaliação técnica sobre a estrutura da ponte. -
Prefeito de Timon recebe Wellington Dias para adesão ao programa federal
A solenidade vai acontecer nesta sexta-feira (11) no Ginásio Francisco Carlos Jansen, com a presença de autoridades municipais. -
Rafael Fonteles lança plano para fortalecer prevenção e resposta a desastres naturais
O Pepdec é estruturado em três eixos principais: prevenção e mitigação, preparação e resposta, e reconstrução e recuperação. -
Faculdades têm até esta segunda para confirmar participação no Fies 2025/1
A confirmação deve ser feita exclusivamente pelo Sistema Informatizado do Fies (Sisfies), no módulo Fies Oferta.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir