"Foi precipitado", diz Robert sobre apoio de Jeová Alencar a Joel
O vice-prefeito de Teresina afirmou que não foi comunicado sobre a decisão do vereador quanto ao apoio a pré-candidatura de Joel Rodrigues ao senado, e que ficou surpreso com a manobra política.
Nesta segunda-feira (30), o vice-prefeito de Teresina e ex-secretário de Finanças, Robert Rios, afirmou em entrevista ao Viagora que ficou surpreso após o anuncio do vereador Jeová Alencar (Republicanos) ao declarar apoio à pré-candidatura de Joel Rodrigues (PP) ao Senado Federal. O gestor afirmou ainda que a decisão do parlamentar foi precipitada.
Para Robert Rios a decisão sobre a escolha de apoio ou voto implica apenas a pessoa que adota essa movimentação. “Escolha de quem apoiar e quem votar é igual a comer só serve para o dono do paladar, eu olhando não sei se é doce, se é amargo eu sei quando eu como”, disse.
Ao ser questionado se o vereador informou aos correligionários sobre seu novo passo, o vice-prefeito afirmou que não foi comunicado e está surpreso. Robert Rios ainda ressaltou que anteriormente Jeová Alencar que integrava o MDB junto a Dr. Pessoa, seria pré-candidato de Themístocles que por fim decidiu lançar seu filho Felipe Sampaio, com isso a cúpula do prefeito acolheu o vereador, o apoiando e oferecendo até mesmo um novo ‘abrigo’ político, o partido Republicanos.
“Para mim mesmo não, eu tive foi uma surpresa porque ele seria o candidato do Themístocles depois o Themístocles lançou o filho e ele ficou à deriva. Eu abracei a causa dele, sai fazendo a campanha dele, apoiando ele de toda a maneira e hoje eu fui surpreendido, mas política é isso mesmo. Hoje ele tomou uma decisão e agora vou esperar o Dr. Pessoa melhorar e ver que decisão tomar”, explica.
Diante dessa nova virada política, o vice-prefeito pontuou que a situação de Jeová Alencar será avaliada de maneira interna dentro do partido. Robert Rios afirma ainda que o ministro da Casa Civil, senador Ciro Nogueira, sustenta grupos políticos que são contrários a gestão de Dr. Pessoa e questionou a ida de uma liderança aliada ao prefeito ao grupo de oposição.
“Isso significa que nós vamos avaliar, tenho 60 e tantos poucos de idade não preciso estar correndo não. Agora eu acho que o ministro Ciro Nogueira sustenta vários grupos com a única finalidade de bater na gestão do Dr. Pessoa, todo dia é um massacre de pessoas a sonda do senador Ciro Nogueira, bancada por gente que era do gabinete dele, da mãe dele batendo no prefeito. Se alguém do nosso grupo acha que pode ir para lá sem estar combinado com o Dr. Pessoa é uma decisão, todo mundo é independente, ninguém é dono de ninguém, nem o Dr. Pessoa nem Robert Rios”, esclarece.
Ao ser questionado se a manobra política de Jeová Alencar foi incoerente com o grupo político que agora integra, Robert Rios explicou que na verdade foi precipitada. O principal líder do grupo no Piauí, o prefeito de Teresina, ainda se reuniria com os membros do partido para decidir o apoio da sigla nestas eleições, como explica o vice-prefeito.
“Eu acredito que foi precipitado, Dr. Pessoa marcou uma reunião para sexta-feira para decidir como faria em relação a questão majoritária e infelizmente ele já desmarcou a reunião porque está doente, mas eu achava que não custava nada esperar o Dr. Pessoa. Você lembra que até dois meses atrás o nosso mesmo Jeová Alencar participou de uma grande festa ao lado do Wellington Dias, do Rafael Fonteles dizendo que iria apoiar os dois, agora faz uma festa e diz que vai apoiar o Joel, daqui a pouco ele faz uma para outro aí fica desacreditado né”, diz Robert Rios.
A posição do Republicanos nesse cenário político não ficará dividia, isso porque Robert Rios explicou que o partido sequer havia decido sobre uma pré-candidatura ao senado e cogitava a possibilidade de lançar um nome.
"O Republicanos sequer decidiu ainda se não vai ter candidato a senador, o Republicanos está discutindo até a possibilidade de ter candidato a senador. Então como é que alguém já vai oferecer apoio para alguém lá do outro lado se o próprio partido não decidiu ainda se terá candidato? Eu juro por Deus que não entendi, um homem inteligente como o Jeová não entendi o porque dessa situação, desse corre corre, isso não é uma corrida de velocidade, eu não sei que corrida foi essa”, complementa.
O presidente do Diretório Estadual do partido, João Duarte, o Pessoinha, já foi comunicado sobre a situação do vereador e agora o partido deve se reunir para se posicionar em relação a movimentação adotada pelo parlamentar.
“Nós vamos discutir isso internamente vamos discutir, eu ainda não conversei com o prefeito porque ele está doente, respeito o estado dele, mas conversei com o presidente do partido, o Pessoinha, e nós vamos sentar, conversar e decidir, porque o Jeová é filiado ao partido, tomou uma decisão sem consultar o partido assim como os outros também estão tomando, mas só que os outros tomam a decisão, mas os ‘outros’ não são candidatos pelo partido. O Jeová Alencar é o candidato que o partido está apostando as fichas”, garante.
Robert Rios descartou a possibilidade de expulsão de Jeová Alencar do partido e explicou que nunca foi imposto ao vereador uma posição ao apoio ao senado ou Governo do Estado. O gestor declarou ainda que o correligionário atropelou o pensamento do prefeito ao sair na frente de uma decisão que seria tomada de forma coletiva.
“Eu não isso não, mas nós vamos discutir isso internamente, haverá uma discussão, ele sabe as razões dele. Nós nunca pedimos para ele votar em Wellington ou Rafael, nem falamos sobre isso, nós falamos sempre que nós iriamos reunir a base e o Dr. Pessoa iriamos perguntar a cada um sua sobre sua opinião e democraticamente seria escolhido. Agora se atropelou o pensamento do prefeito agora eu só lamento. O prefeito iria tomar uma decisão coletivamente porque é um homem democrático que gosta de ouvir todo mundo e em seguida uma das nossas principais lideranças democráticas resolveu sair na frente”, finaliza.
-
Servidores do hospital de Paulistana cobram do prefeito pagamento de salários atrasado
De acordo com os servidores, os pagamentos já estão há pelo menos dois meses atrasados e a situação tem afetado mais de 50 funcionários. -
Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa. -
Severo Eulálio diz que discussões sobre eleições de 2026 foram antecipadas
O deputado afirmou que ainda há muito tempo para iniciar os debates sobre o próximo pleito e destacou que o foco do momento é o trabalho em prol do estado. -
Juiz condena ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira a devolver R$ 457 mil
O ex-prefeito Antônio Coelho também foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos. -
Promotor investiga contratos de R$ 32 milhões sem licitação da Semec de Teresina
A Secretaria Municipal de Educação informou, através da assessoria de comunicação, que não foi notificada e a Assessoria Jurídica esclareceu que a Semec não tem contratação direta/ emergencial.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir