Corrida contra o Feminicídio acontece neste domingo em Teresina
A ação se refere a data de sexta-feira (27), Dia Estadual de Combate ao Feminicídio e está pautada na Lei 13.104 de 2015.
Neste domingo (29), a Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres (CEPM) realizará às 7h30 com ponto de partida na ponte Estaiada da capital, a corrida de rua contra o Feminicídio. O objetivo do evento é conscientizar acerca do direito à vida da mulher em segurança.
A ação se refere a data de sexta-feira (27), Dia Estadual de Combate ao Feminicídio e está pautada na Lei 13.104 de 2015 de feminicídio que decorre, “violência doméstica e familiar, menosprezo ou discriminação à condição de mulher da vítima”.

A coordenadora Estadual de Políticas para as Mulheres (CEPM), Zenaide Lustosa, pontua que a data é um marco para a história do Piauí no enfrentamento à violência contra a mulher.
“O dia 27 de maio é um marco na história do Piauí no enfrentamento à violência contra a mulher porque é uma data que procura mostrar à sociedade a importância do combate à violência, além de sensibilizar as mulheres da necessidade de denunciar seus agressores. Assim, a Coordenadoria das Mulheres está realizando a Corrida contra o feminicídio na busca de sensibilizar homens e mulheres para o fim da violência doméstica. Não podemos mais morrer. É importante que, literalmente, as mulheres corram da violência e possam ter seu direito à vida respeitado”, disse.
A coordenadora de Diversidade da CEPM, Erica Ruth, informa que a atividade irá encerrar o mês dando abertura para a pauta ao combate à LGBTfobia considerando que a categoria mulheres, também, se estende no direito à vida para as mulheres Trans e de toda a diversidade.
“Por muito tempo a estrutura patriarcal não compreendeu as mulheres como seres humanos, mas como coisas a se possuir ou destruir livremente. Desejamos, na realização de eventos como esse, combater o machismo, assim como frear todas as suas consequências na vida cotidiana. Por isso, trazemos essa Campanha de Enfrentamento ao feminicídio, de modo especial nesse mês de maio contra a LGBTFobia porque o momento também lembra que o direito de ser mulher em segurança se estende às mulheres trans, lésbicas, bissexuais, indígenas, quilombolas e de toda a diversidade. A corrida fecha nossas atividades de maio e introduz o junho das cores, no qual a pauta da diversidade feminina será novamente destacada, na proteção de suas vidas e direitos”, ressalta Erica.
Segundo os dados do Aplicativo Salve Maria, somente nesses primeiros cinco meses de 2022, a quantidade de denúncias sobre violências físicas para com as mulheres passou de 79%. Ao encontro desse dado, conforme o Painel Mulheres Monitoramento da Violência contra a Mulher no Piauí, também nos cinco primeiros meses tramitam cerca de 12.348 medidas protetivas.
Por Isadora Cavalcante
Teresina
Piauí
Coordenadoria de Estado de Políticas para as Mulheres
Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres
Feminicídio
-
Atletas e técnicos assinam contrato do Bolsa Atleta Piauí 2025
O programa beneficiará 100 profissionais do esporte com auxílio financeiro para treinamentos e competições. -
Piauí Esporte Clube conquista título estadual após 40 anos no Campeonato Piauiense
O torneio ocorreu nesse sábado (29) no Estádio Albertão, e contou com cerca de 15 mil torcedores. -
Final do Campeonato Piauiense de Futebol 2025 acontece neste sábado no Albertão
Os times Piauí Esporte Clube e Fluminense do Piauí se enfrentaram nesta grande final às 16h no Estádio Albertão. -
2ª etapa do Enduro do Jenipapo movimenta amantes de motociclismo no Piauí
A prova, que integra o Campeonato Piauiense de Enduro de Regularidade, teve um percurso de 170km entre Teresina e Campo Maior, com trilhas desafiadoras e paisagens naturais. -
Secretaria dos Esportes entrega reforma do Estádio Rufinão em Palmeirais
Segundo a Secepi, a obra, que teve um investimento total de R$ 321.612,38, foi realizada pelo Governo do Piauí.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir