Penitenciária Irmão Guido será laboratório de ressocialização
Segundo a Governadora, é preciso aprimorar as estratégias de preparação para reinserção do reeducando na sociedade
Nessa quarta-feira (13), a Governadora Regina Sousa apresentou uma proposta para tornar a Penitenciária Irmão Guido, um laboratório de boas práticas de ressocialização de apenados. O projeto foi apresentado em reunião com a Secretaria de Justiça (Sejus), Conselho Penitenciário e o Conselho de Direitos Humanos e Defensoria Pública Criminal.
Segundo a Governadora, é preciso aprimorar as estratégias de preparação para reinserção do reeducando na sociedade.
“Eu escuto muito que pessoas saíram do presídio pior do que entraram. Precisamos reverter isso através do trabalho, de capacitação”, ressaltou.
Segundo o Governo, a ideia surgiu após uma visita de Regina Sousa à Penitenciária Irmão Guido, onde reconheceu um projeto de Agricultura Sintrópica, uma forma de cultivo que preserva o meio ambiente e as características naturais da região. Lá já houve colheita de milho, feijão, macaxeira, maxixe, abóbora e quiabo. A produção é consumida na própria unidade pela comunidade carcerária.
De acordo com o Governo, um grupo de trabalho foi criado para pensar outras alternativas a serem aplicadas no sistema prisional. A Penitenciária Irmão Guido servirá como projeto-piloto. Lá já houve colheita de milho, feijão, macaxeira, maxixie, abóbora e quiabo. A produção é consumida na própria unidade pela comunidade carcerária.
“Vamos usar a Irmão Guido como projeto-piloto, para depois disseminar nas outras unidades no sistema as práticas testadas, com resultados satisfatórios”, disse o Secretário de Justiça, Carlos Edilson.
Conforme o Governo do Estado, o sistema prisional piauiense é composto por 17 unidades que abrigam 5.281 presos.
Teresina
Piauí
Governo do Piauí
Regina Sousa
Penitenciária Regional Irmão Guido
-
Fórum discute inovação tecnológica e empreendedorismo feminino em Teresina
O evento promovido pela Associação Mulheres d'Negócios do Piauí, nessa quinta-feira (21), teve participação da secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa. -
Detran do Piauí fornece até 95% de desconto no Refis 2024
O prazo para o Programa de Recuperação de Créditos Tributários vai até o dia 18 de dezembro de 2024. -
Mutirão emite RG digital para servidores da 2ª Vara Cível de Parnaíba
A emissão dos documentos ocorreu nos dias 11 e 14 de novembro no prédio do fórum Salmon Lustosa. -
Themístocles Filho busca parcerias com Cônsul principal do Japão em Belém
Os representantes se reuniram nessa quinta-feira (21) e discutiram temas como educação, energias renováveis, agronegócio e intercâmbio cultural. -
Badespi libera mais de R$ 326 mil em investimentos para empreendedores de União
Segundo o Governo do Piauí, no setor comercial, os recursos beneficiaram empreendedores de áreas como varejo de carnes, bares, cosméticos, vestuário e produtos alimentícios
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir