Ministério Público ingressa com ação contra FMS de Teresina
O promotor de Justiça Eny Pontes, através da 29ª Promotoria de Justiça ajuizou uma ação civil pública.
Nesta quinta-feira (08), o promotor de Justiça Eny Pontes, através da 29ª Promotoria de Justiça de Teresina, ajuizou ação civil pública em face do município de Teresina e da Fundação Municipal de Saúde (FMS), determinando o retorno de 145 agentes de combate a endemias para seus postos de trabalho.
De acordo com o Ministério Público do Piauí (MPPI), a promotoria já havia instaurado procedimento administrativo em que foram realizadas audiências para debater sobre o aumento significativo dos casos de dengue, zica e Chikungunya na capital. Na oportunidade, também foram solicitados documentos para a FMS.

Ao longo dos encontros com os gestores, segundo o MPPI, constatou-se que mesmo diante do aumento dos casos, os agentes de endemias estavam fora do campo de trabalho e atuando em setores que não correspondem às suas atribuições, isto sem apresentar qualquer justificativa.
Conforme o promotor de Justiça Eny Pontes, o órgão ministerial solicitou providências administrativas no procedimento, contudo a FMS não cumpriu integralmente com as obrigações. Além disso, a pasta não encaminhou as justificativas plausíveis para que os agentes de endemias fossem afastados de suas funções.
O representante do MPPI considerou ainda a repercussão negativa no controle das arboviroses na capital, para ingressar com a ação civil. Além de pedir o retorno dos agentes de endemias, o órgão ministerial requer o desempenho adequado do atendimento à saúde da população por parte do município e da FMS, determinando a adoção das medidas necessárias na prevenção e enfretamento à arboviroses como dengue, zika, chukungunya e demais endemias.
Outro lado
O Viagora procurou a FMS sobre o assunto, mas até o fechamento da reportagem não obtivemos resposta. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.
Teresina
Piauí
Fundação Municipal de Saúde - FMS
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
-
Ministério Público expede recomendação ao prefeito de União
A reforma foi recomendada pelo Ministério Público após constatar, durante vistoria no local, que a estrutura física do espaço não tem acessibilidade e está deteriorada. -
B. Sá diz que está articulando candidatura para 2026 com apoio de Ciro Nogueira
O parlamentar ressaltou que já tem o aval do senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP, e busca viabilizar seu nome. -
Partido Liberal já começou tratativas sobre eleições de 2026, diz Luís André
O parlamentar informou que as movimentações já começaram internamente na legenda e que tem acompanhado de perto as articulações do partido no Piauí. -
Festival de Inverno de Pedro II pode ser reconhecido como Patrimônio Cultural
A proposta tem como objetivo reconhecer a importância cultural, social e econômica do festival. -
Ministério Público pede suspensão de eventos em cinco municípios do Piauí
A medida tem como objetivo conter gastos em razão da situação de emergência decretada pelo governador Rafael Fonteles devido à seca.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir