Viagora

Sancionada lei de agendamento de consultas do SUS por telefone em Teresina

A lei de autoria da vereadores Elzuila Calisto (PT) vai garantir mais agilidade no atendimento para os usuários com consultas autorizadas pelo sistema de regulação.

A lei, de autoria da vereadora Elzuila Calisto (PT), que permite a confirmação ou agendamento de consultas e exames em clínicas credenciadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por telefone foi sancionada pelo prefeito de Teresina, Dr. Pessoa.

O projeto de Lei passou pela Câmara Municipal e foi aprovado por parlamentares em junho e aguardava a sanção do Executivo. A legislação vai garantir mais agilidade no atendimento para os usuários com consultas autorizadas pelo sistema de regulação, se estes preferirem ser atendidos por telefone.

Foto: Bruna Sousa/ViagoraVereadora Euzuila Calisto
Vereadora Euzuila Calisto

Além da otimização do tempo, a vereadora Elzuila Calisto explicou que a lei visa reduzir o número de consultas não usadas devido à falta de acesso. A parlamentar definiu como “desnecessário” o agendamento presencial, pois o usuário já está devidamente regulado.

“O agendamento das consultas já autorizadas por telefone otimizará tempo, recursos financeiros e logísticos, assim como irá diminuir o número de consultas não utilizadas por falta do referido acesso. Muitas vezes o usuário não possui condições físicas e/ou financeiras para comparecer aos locais de pré-agendamento. É desnecessário esse agendamento presencial, uma vez que a pessoa já passou pelo processo natural de regulação”, explicou.

Elzuila Calisto também destacou que a partir desta nova legislação, a população e o sistema de regulação terão mais benefícios, pois evitará uma longa fila de espera para atendimentos. Isso ocorre por que os serviços ficam superlotados quando o usuário não consegue concluir a consulta ou exame devido à falta de condições para comparecer de forma presencial para o agendamento e desta forma irá novamente em busca da regulação.

Facebook
Veja também