Seduc propõe estágio profissional para 8 mil estudantes do Piauí
De acordo com a Seduc, os estudantes da rede estadual serão beneficiados com aulas teóricas e práticas.
Neste sábado (05), o Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), anunciou a oferta de cursos técnicos nos 224 municípios para cerca de 8 mil estudantes da rede estadual. As capacitações que serão iniciadas em 2023 visam garantir aos jovens uma perspectiva de profissão.
De acordo com a SEDUC, os estudantes serão beneficiados com aulas teóricas e práticas, experienciado os conteúdos que serão vistos em sala de aula ao longo da capacitação.

Conforme a técnica de apoio pedagógico e supervisora de estágios da Seduc, Neusenildes Sena, alguns dos cursos técnicos necessitam de estágio profissional supervisionado, onde o aluno irá vivenciar a entrada no mundo do trabalho por meio de aprendizagem real. “Nesse sentido, o estágio profissional supervisionado permite ao aluno uma analogia do saber e sua formação teórico-prático com os desafios profissionais. Os grupos de alunos recebem supervisão direta do professor orientador de estágio, assim possibilitando uma articulação constante dos conhecimentos trabalhados no curso”, explica.
A SEDUC apontou que neste ano de 2022, cerca de 1.800 alunos são assegurados e aptos para atuarem em estágios. Os cursos técnicos que estão sendo concluídos são: Cuidados de Idosos, Enfermagem, Análises Clínicas e Manutenção Automotiva. Já para 2023, há uma previsão de cerca de 8.000 alunos que serão inseridos na apólice de seguros.
Segundo Neusenildes Sena, o número de alunos apresentou um grande aumento devido às mudanças na matriz curricular. “O Seguro de Estágio é uma exigência determinada pela lei 11.788, de 25 de Setembro de 2008, e estabelece que todo estagiário deve estar assegurado por uma apólice de seguro contra acidentes pessoais. Segundo esta lei, a contratação do seguro de estágio é obrigatória. A Seduc assume essa total responsabilidade. Em contrapartida, a empresa parceira disponibiliza campos de estágio para nossos alunos”, concluiu a técnica da Seduc.
O estudante Tharsys Thalyson Rodrigues Aguiar, que atua agora como estagiário do Canal Educação, conta que está muito feliz com a experiência. “É a primeira vez que estou tendo contato com o mercado de trabalho e é uma experiência engrandecedora poder conhecer e aprender sobre a dinâmica de trabalho e o papel que cada um tem que desempenhar. Esse ano tentarei o Enem para o curso de Arquitetura”, disse o estudante.
-
2ª Vara da Infância e Juventude de Teresina zera processos paralisados
O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) destacou que está trabalhando para ter um controle mais rigoroso e produtivo desses processos. -
Setor do turismo no Piauí cresce 4,3% em 2024, aponta Fecomércio-SP
De acordo com a pesquisa, em 2023, o faturamento do turismo piauiense foi de R$ 207 bilhões, já no passado aumentou para R$ 561 milhões. -
Interpi trabalha na regularização fundiária de comunidades quilombolas em Gilbués
De acordo com o instituto, os técnicos irão realizar o georreferenciamento da região, processo em que é definida a área ocupada por cada território conforme os marcos legais. -
Empresário José Elias Tajra morre aos 90 anos em Teresina
A TV Antena 10, emissora fundada pelo empresário, lamentou seu falecimento e destacou o seu legado através de nota divulgada nas redes sociais. -
Uespi publica edital seletivo para transferências externas
De acordo com a instituição, o edital possui alguns critérios para habilitação das vagas para os discentes interessados
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir