FMS inicia vacinação de cães e gatos nas zonas rurais de Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde, a data da vacinação nas regiões urbanas da capital será anunciada em breve.
Neste sábado (05), a Fundação Municipal de Saúde (FMS), através do Centro de Controle de Zoonoses de Teresina (CCZ), vai iniciar a vacinação contra raiva nas zonas rurais Norte e Leste da capital.
De acordo com a FMS, a vacinação é destinada a cães e gatos dos moradores destas regiões. O órgão informa também que a vacinação será feita por agentes comunitários de saúde de combate a endemias que farão visitas residenciais nas casas dos moradores. O gerente do Centro de Zoonoses, Paulo Marques, pede a população que recebam e ajudem na contenção dos animais durante a imunização. "Dessa forma, pedimos a todas as pessoas dessas localidades que nos recebam e ajude nas contenções e nas guardas dos animais", pediu.

Ainda de acordo com a Fundação Municipal de Saúde, a ação também ocorrerá no dia 12 de novembro, na região rural Sul e Sudeste da cidade. O gerente de Zoonoses informa que a data de vacinação nas regiões urbanas será anunciada em breve. "Em breve a gerência de Zoonoses da FMS irá anunciar as datas da continuidade da campanha na zona Urbana", disse.
A FMS informa que a raiva é uma doença que pode atingir todos os mamíferos, e pode ser transmitida através da mordida. E a única forma de prevenção é a vacinação, que deve ser feita anualmente em animais domésticos. O gerente Paulo Marques, informa que o objetivo da campanha é vacinar o máximo possível de animais. "O objetivo é vacinar o maior número de animais para que seja reduzida, o máximo possível, o risco de doenças zoonóticas", informa.
-
UMS de Francinópolis amplia serviços à população da região Centro-Sul
Com investimento de R$696 mil, UMS Pedro Lopes oferece médicos 24h, exames laboratoriais e acesso à rede de especialistas via telemedicina -
Sesapi reforça combate ao mosquito da dengue após aumento de casos no Piauí
Com apoio técnico e envio de insumos, a Secretaria Estadual de Saúde intensifica ações em municípios com maior incidência de dengue e outras arboviroses. -
Hospital Infantil de Teresina faz cirurgias no fim de semana para reduzir filas
A unidade mantém duas salas cirúrgicas em funcionamento aos sábados e aos domingos para ampliar atendimentos e acelerar cirurgias pediátricas -
Piauí Saúde Digital facilita acesso a atendimento especializado em Eliseu Martins
O serviço já contabiliza 302 atendimentos e tem evitado o deslocamento de pacientes para outras cidades. -
Piauí disponibiliza 568 mil doses da vacina contra a gripe para grupos prioritários
Os imunizantes foram enviados pelo Ministério da Saúde para fortalecer a campanha de vacinação contra a Influenza de 2025.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir