Procon-PI fiscaliza 11 lojas durante Black Friday em Teresina
De acordo com o MPPI, no dia 9 de novembro foi realizado um levantamento de preços com o objetivo de averiguar na Black Friday se as promoções anunciadas são verdadeiras ou não.
Nessa sexta-feira (25), o Ministério Público do Estado do Piauí, através do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), realizou em uma ação de fiscalização para evitar fraudes nos preços e promoções durante a Black Friday nas zonas Leste e Centro de Teresina.
De acordo com o MPPI, durante a ação foram fiscalizados 11 estabelecimentos, com a participação de duas equipes, e apenas uma empresa foi autuada. O órgão informa também que no dia 9 de novembro foi realizado um levantamento de preços com o objetivo de averiguar na Black Friday se as promoções anunciadas são verdadeiras ou não.
Ainda de acordo com o MPPI, as lojas autuadas pela prática indevida, estão passíveis de multa, e tem até 15 dias para apresentar. O fiscal Antônio Oliveira, do MPPI, responsável por coordenar a ação, comenta que uma das práticas das lojas é aumentar o valor dos produtos antes da data do evento e simular promoções falsas.
“Essa prática se caracteriza como publicidade enganosa e vantagem excessiva. Essas lojas irão receber um auto de infração, e, com isso, é aberto um processo administrativo no Ministério Público. Após a empresa apresentar a defesa, e, caso ela não seja considerada pertinente, será aplicada a multa”, disse.
O MPPI informa que no site do órgão está disponível o Painel Procon Black Friday – 2022”, onde pode ser consultado preços e pode ser acessado um ranking de resolutividade de lojas de comércio eletrônico. Também é informado que a população, caso identifique alguma prática abusiva ou irregularidade, pode realizar uma denúncia pelo e-mail [email protected], e podem anexar de fotos e vídeos que demonstrem os possíveis abusos.
-
PM do Piauí recebe prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público
A solenidade ocorreu no auditório do CNMP, em Brasília, e premiou o projeto desenvolvido pela PM-PI em parceria com o Ministério Público do Piauí (MPPI). -
Mais de 3.500 mulheres são acolhidas na Casa da Gestante de Parnaíba
A estrutura da Casa conta com dez leitos, distribuídos em dois quartos, além de uma ampla área de convivência, cozinha equipada, consultório, lavanderia, copa e banheiros. -
Plano Estadual da Primeira Infância será lançado nesta segunda em Teresina
O evento vai reunir, no Diferencial Buffet, das 8h às 17h, gestores e técnicos dos 224 municípios. -
Piauí registra 29 apostas vencedoras na quadra da Mega-Sena
O prêmio principal acumulou em R$ 55 milhões e será sorteado na terça-feira (25). -
Vara Única da Comarca de Elesbão Veloso atinge quase 1.600 processos concluídos
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), o desempenho fez com que a Vara mencionada crescesse no ranking do Índice de Atendimento à Demanda (IAD).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir