Procon-PI fiscaliza 11 lojas durante Black Friday em Teresina
De acordo com o MPPI, no dia 9 de novembro foi realizado um levantamento de preços com o objetivo de averiguar na Black Friday se as promoções anunciadas são verdadeiras ou não.
Nessa sexta-feira (25), o Ministério Público do Estado do Piauí, através do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), realizou em uma ação de fiscalização para evitar fraudes nos preços e promoções durante a Black Friday nas zonas Leste e Centro de Teresina.
De acordo com o MPPI, durante a ação foram fiscalizados 11 estabelecimentos, com a participação de duas equipes, e apenas uma empresa foi autuada. O órgão informa também que no dia 9 de novembro foi realizado um levantamento de preços com o objetivo de averiguar na Black Friday se as promoções anunciadas são verdadeiras ou não.

Ainda de acordo com o MPPI, as lojas autuadas pela prática indevida, estão passíveis de multa, e tem até 15 dias para apresentar. O fiscal Antônio Oliveira, do MPPI, responsável por coordenar a ação, comenta que uma das práticas das lojas é aumentar o valor dos produtos antes da data do evento e simular promoções falsas.
“Essa prática se caracteriza como publicidade enganosa e vantagem excessiva. Essas lojas irão receber um auto de infração, e, com isso, é aberto um processo administrativo no Ministério Público. Após a empresa apresentar a defesa, e, caso ela não seja considerada pertinente, será aplicada a multa”, disse.
O MPPI informa que no site do órgão está disponível o Painel Procon Black Friday – 2022”, onde pode ser consultado preços e pode ser acessado um ranking de resolutividade de lojas de comércio eletrônico. Também é informado que a população, caso identifique alguma prática abusiva ou irregularidade, pode realizar uma denúncia pelo e-mail [email protected], e podem anexar de fotos e vídeos que demonstrem os possíveis abusos.
-
Aprovados no concurso da FMS protestam em frente à Câmara de Teresina
Os profissionais reivindicam a convocação de mais de mil aprovados no último certame de 2024. -
Prefeitura de Esperantina convoca suplentes da PNAB
Os convocados devem apresentar, no prazo de três dias úteis, a documentação de habilitação e os dados bancários atualizados, necessários para fins de pagamento do recurso ao qual foram selecionados. -
Ministério Público investiga Cooperativa dos Taxistas do Aeroporto de Teresina
Segundo o MPT, a cooperativa foi denunciada por supostas irregularidades trabalhistas, incluindo não pagamento do décimo terceiro salário, do vale-transporte e jornadas acima dos limites legais. -
Preços de frutas e verduras sobem e caem as vendas na Nova Ceasa em Teresina
Permissionários e consumidores relataram queda no fluxo de clientes e oscilação nos valores dos produtos. -
Esperantina sedia curso intermunicipal sobre Proteção Social Básica no SUAS
O evento segue até a próxima quinta-feira (22), com atividades nos turnos manhã e tarde, e acontece no plenário da Câmara Municipal.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir