Projeto de Lei para pessoas com Cardiopatia Congênita avança na Alepi
De acordo com a deputada estadual Teresa Britto (PV), autora da proposta, a pauta foi desenvolvida após reuniões com profissionais da saúde e familiares de pacientes que sofrem com a condição.
A Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI) recebeu um Projeto de Lei Ordinária (PLO) que trata da criação do Estatuto da Pessoa com Cardiopatia Congênita. A matéria aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) é da autoria da deputada estadual Teresa Britto (PV).
Segundo Teresa Britto, a proposta foi desenvolvida após discussões com profissionais da saúde e familiares de pacientes que sofrem com a condição. “Conversamos com médicas e médicos que cuidam dessas crianças no Piauí. Também ouvimos as mães dessas crianças em uma audiência pública e juntos construímos esse projeto que cria o Estatuto da Pessoa com Cardiopatia Congênita”, explicou a parlamentar.

Ainda conforme a deputada, a criação de um estatuto assegura aos pacientes o acesso à serviços necessários, além da capacitação contínua dos profissionais que prestam atendimento voltado à Cardiopatia. “Esse estatuto trata do atendimento dessas pessoas desde o nascimento até a vida adulta para que o Estado possa dar uma contribuição maior. Muitas crianças precisam de acompanhamento de outros profissionais após a cirurgia, como fisioterapeutas, além de outros procedimentos”, destacou Teresa.
A Alepi informou que a proposta aguarda parecer da Comissão de Educação, Cultura e Saúde (Cecs), e só após isso seguirá para votação no plenário.
Cardiopatia Congênita
A cardiopatia congênita é uma doença caracterizada pela má-formação na estrutura ou na função do coração e que surge ainda durante o desenvolvimento fetal. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, cerca de 30 mil crianças nascem com a condição por ano. Desse total, aproximadamente 12 mil pacientes necessitarão de cirurgia no primeiro ano de vida.
-
Governador Rafael Fonteles inaugura Casa do Artesão em Teresina
Fonteles destacou a importância de investir no artesanato piauiense, potencializando a venda de obras artísticas e gerando renda para a população. -
Equatorial Piauí realizará desligamento programado em Parnaíba nesta quinta
A ação vai afetar quatro bairros, sendo Alberto Silva, Dirceu Arcoverde, Piauí e Rodoviária. -
Retratação: Viagora corrige matéria envolvendo nome de Elmorane Brito Martins Coelho
O Viagora vem a público se retratar pela matéria publicada. -
Afogamentos no litoral do Piauí diminuem no 1º trimestre, diz Corpo de Bombeiros
De acordo com a corporação, de janeiro a março, foram contabilizados seis casos, sendo três fatais. -
Esperantina faz evento sobre Neurodiversidade e apresenta projeto do Centro de Autismo
A prefeita Ivanária Sampaio acompanhou de perto o evento e destacou o compromisso da gestão municipal com políticas públicas voltadas à educação inclusiva e ao atendimento especializado.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir