Lei que moderniza Política de Educação Profissional do Piauí é aprovada
De acordo com Adriana Moura, diretora da Unidade de Educação Profissional da Seduc, a PL apresentada explana os objetivos da EPT no Estado.
Nessa segunda-feira (21), a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou em duas votações o Projeto de Lei 03/2022 que propõe a implementação da Política Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (PEEPT). O projeto visa dar mais segurança jurídica às atividades desenvolvidas na educação do Estado.
De acordo com a diretora da Unidade de Educação Profissional da Seduc, Adriana Moura, a PL explana os objetivos da EPT da rede estadual de ensino.
“O Projeto de Lei é o regulamentador de todas as ações que a rede estadual já executa no âmbito da educação profissional. Só que agora temos como parâmetro uma legislação na qual evidencia-se todas as ações, todos os programas, regulamentando todas as possibilidades que tem de operar a educação profissional no Estado. Tentamos abranger nesse projeto de lei todos os tipos de oferta, cursos fic, cursos técnico presencial e à distância, concomitante, integrado, subsequente e também já com itinerário formativo de educação profissional, dentre outras ações que a gente já prevê e a possibilidade de formalização a partir de normativos próprios, como por exemplo, O Certific e o Notório Saber”, destacou a diretora.

Ainda conforme Adriana Moura, o Projeto de Lei tem como objetivo tornar a essência da Educação Profissional e Técnica acessível, tentando pacificar as temáticas já presentes na gestão atual de EPT no Piauí.
“Então a gente já prevê a aprendizagem, o estágio remunerado, o incentivo à pesquisa e à ciência também com remuneração e com a possibilidade de financiamento de egressos para o primeiro emprego. Então, todas as ações que nós tínhamos, as ideias, elas hoje podem ser legalmente executadas, desde que haja aí o interesse do Estado e também orçamento” finaliza a profissional da Seduc.
Teresina
Piauí
Assembleia Legislativa do Estado do Piauí - Alepi
Secretaria de Estado da Educação - Seduc
Piauí
-
2ª Vara da Infância e Juventude de Teresina zera processos paralisados
O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) destacou que está trabalhando para ter um controle mais rigoroso e produtivo desses processos. -
Setor do turismo no Piauí cresce 4,3% em 2024, aponta Fecomércio-SP
De acordo com a pesquisa, em 2023, o faturamento do turismo piauiense foi de R$ 207 bilhões, já no passado aumentou para R$ 561 milhões. -
Interpi trabalha na regularização fundiária de comunidades quilombolas em Gilbués
De acordo com o instituto, os técnicos irão realizar o georreferenciamento da região, processo em que é definida a área ocupada por cada território conforme os marcos legais. -
Empresário José Elias Tajra morre aos 90 anos em Teresina
A TV Antena 10, emissora fundada pelo empresário, lamentou seu falecimento e destacou o seu legado através de nota divulgada nas redes sociais. -
Uespi publica edital seletivo para transferências externas
De acordo com a instituição, o edital possui alguns critérios para habilitação das vagas para os discentes interessados
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir