FMS vacina cães e gatos neste sábado com drive thru na Estaiada
A vacinação acontece por Drive Thru, mas também serão abertos postos de vacinação em praças, escolas e outros locais da zona Norte e Leste de Teresina.
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) abre na manhã deste sábado (26), a vacinação de gatos e cães contra a raiva. Esta já é a terceira fase de vacinação, e contempla tanto a zona Leste, quanto a zona Norte de Teresina.
A vacinação acontece por Drive Thru, mas também serão abertos postos de vacinação em praças, escolas e outros locais em todos os bairros da zona Norte e Leste da capital, funcionando das 08h às 17h.

Para quem quiser conferir qual o local mais próximo de suas casas, pode entrar no site que a Gerência de Zoonoses da FMS lançou, com a finalidade de consultas de todas as localizações. No site, será mostrado um mapa com todas os locais de vacinação, além de informações como o endereço e o link para acesso pelo google maps.
Gilberto Albuquerque, presidente da FMS, pede para que os tutores de animais compareçam aos postos. “Essa vacina é importante para a saúde dos animais porque a raiva é uma doença sem cura e pode ser transmitida para o ser humano. Só o animal vacinado é a garantia de não ser contaminado”, alerta o presidente.
Já o gerente do Centro de Controle de Zoonoses, lembra que a vacinação é 100% gratuita. “É eficaz na prevenção da raiva nesses animais e estando vacinados previne também a transmissão da raiva dos humanos”, diz o gerente.
Segundo a FMS, a raiva é uma doença que pode ser transmitida para humanos através de mordidas e arranhaduras de mamíferos já contaminados e pode ser transmitida por animais silvestres como furões, raposas, coiotes, guaxinins, gambás e morcegos.
De acordo com Paulo Marques, a vacina contra a raiva para cães e gatos é segura, e é constituída por vírus atenuado, ou seja, contem agentes infecciosos “vivos”, porém enfraquecidos”, 2% de tecido nervoso e conservantes a base de fenol e timerosol.
-
Hospital do Dirceu amplia exames de tomografia e melhora atendimento em Teresina
A unidade de saúde passou de 30 para 500 exames mensais, beneficiando paciente da rede municipal da capital. -
Quase 12 mil vacinas foram aplicadas no posto do Teresina Shopping
De acordo com a Fundação, apenas nos três primeiros meses de 2025, foram aplicadas 11.264 doses -
Ponte Estaiada ganha iluminação vermelha contra a tuberculose em Teresina
Conforme a prefeitura, a ação integra a programação do Dia Mundial de Combate à Tuberculose. -
Piauí recebe 21 novas ambulâncias para ampliar a frota do SAMU
A medida visa modernizar a frota e ampliar a capacidade de atendimento de urgência em diversos municípios do estado. -
Hospital Infantil Lucídio Portella vira referência nacional no tratamento da AME
O hospital foi o primeiro do país a administrar o Zolgensma pelo SUS, garantindo acesso a terapia de alto custo.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir