Estomaterapia do HUT promove ciclo de atualização com enfermeiros
Conforme o HUT, as atividades tinham o objetivo de capacitar e atualizar sobre prevenção de lesões por pressão, troca de equipamento coletor, bem como orientar sobre cuidados de pele periestoma.
Nessa última segunda-feira (31), os profissionais de saúde do Núcleo de Estomias, Feridas e Incontinências (NEST) do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e pacientes de Teresina, participaram de atividades com o objetivo de promover capacitação e atualização com relação a prevenção de lesões por pressão, troca de equipamento coletor, bem como orientar sobre os cuidados de pele periestoma.
Conforme o HUT, as estomias são consequências que surgem após intervenções cirúrgicas para que haja saída de secreções intestinal e urinária, estas que serão amparadas por equipamentos coletores, as chamadas “bolsas de ostomia”.

Ainda segundo o HUT, a ação que contou com apoio do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) também garantiu acesso à educação em saúde aos acompanhantes para seguimento dos cuidados pós-alta, visando prevenir complicações e conforto aos pacientes ostomizados.
A enfermeira e coordenadora do NEST, Cliciane Furtado, explica que em dois momentos da ação enfermeiros e pacientes tiveram a oportunidade de participar de simulação realística, discutir casos de estomias, bem como aprender sobre a prevenção de lesão por pressão.
“as atividades foram divididas em dois momentos: com enfermeiros e acadêmicos do projeto de extensão ‘Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente e Estomaterapia’ com simulação realística, discussões de casos, prevenção de lesão por pressão com utilização de laser e com pacientes e acompanhantes através de blitz nos setores de internação com orientações de cuidados com a estomia de eliminação, troca de equipamento coletor e folders explicativos”, destaca.
O HUT informou ainda que a iniciativa consiste em um ciclo de atualização e pretende atender a uma demanda de assistência segura e de qualidade em atenção à saúde do paciente com estomia.
-
FMS de Teresina faz abertura da campanha de vacinação contra HPV nesta sexta
De acordo com a FMS, o evento, acontecerá na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Buenos Aires e será aberto ao público. -
Silvio Mendes e bancada federal se reúnem com ministro da Saúde em Brasília
O encontro teve como objetivo discutir soluções e buscar o aumento de recursos destinados à assistência em saúde na capital piauiense. -
Hospital do Dirceu amplia exames de tomografia e melhora atendimento em Teresina
A unidade de saúde passou de 30 para 500 exames mensais, beneficiando paciente da rede municipal da capital. -
Quase 12 mil vacinas foram aplicadas no posto do Teresina Shopping
De acordo com a Fundação, apenas nos três primeiros meses de 2025, foram aplicadas 11.264 doses -
Ponte Estaiada ganha iluminação vermelha contra a tuberculose em Teresina
Conforme a prefeitura, a ação integra a programação do Dia Mundial de Combate à Tuberculose.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir